top of page
Foto do escritorBruna Ferreira

Política: Os 3 poderes e sua importância

Cada poder tem seu campo de atuação e apesar de serem independentes precisam cooperar entre si


Imagem: Senado Federal/Flickr

Entender o cenário que cerca a política no Brasil nem sempre é uma tarefa fácil, para descomplicar é preciso tentar entender os pilares desse ambiente que por muitas vezes é visto como algo muito distante.


Os três poderes, pilares da democracia, funcionam de maneira independente entretanto precisa haver respeito para que cada poder possa cumprir sua função, além de que em uma situação de excessos os demais poderes tem o direito de interferir, o que pode ser exemplificado com uma frase de Montesquieu, “só poder freia o poder”. Ou seja, os três poderes funcionam de forma independente e harmônica entre si.


Na estrutura e organização de um Estado existem os seguintes poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.


Poder Executivo - Fica à cargo da execução das leis, em países presidencialistas como o Brasil, o representante do executivo é o presidente, que é o chefe de governo e chefe de Estado. Já em países parlamentaristas, como o Reino Unido, o poder é dividido entre o primeiro-ministro, o chefe do governo, e o monarca, chefe de Estado.


Poder Legislativo - Aqui são elaboradas as leis que regem o Estado. Este poder é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras. O legislativo fiscaliza o Poder Executivo, vota leis, pode julgar casos específicos.


Poder Judiciário - Ministros, juízes, desembargadores e promotores fazem parte desta classe, à eles cabe a função de aplicar a lei, julgar e interpretar fatos e conflitos, sempre de acordo com a Constituição.



Comments


bottom of page