top of page
  • Yngrid Alves

Plantão Covid-19: Confira as últimas notícias sobre o coronavírus

Compilado de notícias sobre a Covid-19 que você precisa saber

Foto: Getty Images

OMS autoriza o uso emergencial da Coronavac


Foto: Getty Images

Nesta terça-feira (1º), a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da Coronavac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech e amplamente utilizada no Brasil. O imunizante é o sexto a receber o aval do órgão mundial.


A entidade afirmou que a vacina "atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação". E com essa autorização, a Coronavac poderá ser comprada e distribuída em escala global pelo consórcio Covax Facility, permitindo que mais países tenham acesso a ela.


A OMS ainda apontou que "seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos". A Coronavac pode ser armazenada em temperatura normal de refrigeração (2ºC a 8ºC), que é a usada na cadeia de frio do Brasil.


A aplicação do imunizante é recomendada para adultos de 18 anos ou mais, administrada com duas doses e um intervalo de 2 a 4 semanas entre elas.


Devido a sua entrada no consórcio, a falta de insumos proveniente do aumento da demanda é uma preocupação. No entanto, de acordo com o Instituto Butantan, "já está em obra, conforme contrato com o Ministério da Saúde, uma instalação própria para a produção também de insumos em território brasileiro, o que ocorrerá a partir de 2022".


Passageiros vindos da Índia terão que fazer teste da Covid-19 ao chegarem no RJ


Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta terça-feira (1º), o Governo do Rio de Janeiro determinou que passageiros vindos da Índia que desembarcarem no estado terão que realizar, obrigatoriamente, o teste para detecção da Covid-19. O esquema será realizado nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.


Os voos que partem da Índia para o Brasil têm sua primeira parada em São Paulo. Dessa forma, em parceria com os fiscais dos aeroportos de SP, as autoridades do Rio solicitaram uma lista com o nome dos passageiros que passaram pela capital paulista e que tinham como destino final o território carioca, para a realização dos exames.


Os passageiros que testarem positivo serão isolados em um hotel na cidade do Rio e realizarão um teste PCR. As amostras serão encaminhadas para sequenciamento genômico e também para a identificação da variante.

No entanto, a medida determinada é reprovada por especialistas da área da saúde uma vez que criticam a seletividade dos locais para a instalação das barreiras sanitárias.


"Isso não basta para deter a variante indiana. Se quisermos ter uma ação mais efetiva no sentido de postergar a disseminação dessa variante no país, é necessário que ações como essas barreiras sanitárias sejam feitas de forma mais abrangente que apenas para voos vindos apenas de alguns poucos países", explicou o epidemiologista Guilherme Werneck, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para o G1.


Anvisa irá avaliar os pedidos de importação das vacinas Covaxin e Sputnik nesta sexta-feira


Foto: Getty Images

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai se reunir na próxima sexta-feira (4) para avaliar os pedidos de importação das vacinas Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, e Sputnik V, do Instituto Gamaleya, da Rússia. Se aprovadas, os imunizantes irão compor o Programa Nacional de Imunização.


Ambas vacinas já foram rejeitadas pela entidade por não apresentarem dados seguros e suficientes de segurança e qualidade. No entanto, novos documentos foram apresentados e serão analisados.


O Ministério da Saúde já realizou a compra de 20 milhões de doses da Covaxin e de 10 milhões da Sputnik V.


A reunião será transmitida pelo Youtube a partir das 10h.

bottom of page