top of page
  • Foto do escritorFemme News

Pets ajudam a superar momentos difíceis na pandemia

Durante o isolamento social, a convivência com os animais de estimação se tornou um remédio para combater o estresse e a ansiedade


Por Luana Silva


Imagem: Pixels


Metade da população mundial está confinada em casa desde janeiro deste ano, trabalhos presenciais foram substituídos por home office, aulas canceladas e o contato físico humano evitado. Com isso, o estresse e a ansiedade foram se tornando maiores, e nesse momento tão difícil os bichinhos de estimação mostraram o quanto eles são essenciais para o bem estar de seus tutores.


Cheios de inocência e alegria, os animais são uma forma de fuga da realidade conturbada a qual vivemos. Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou a importância dos animais de estimação para combater o estresse. A análise testou pessoas em diversas situações de esgotamento, a ocasião de maior tranquilidade foi quando os indivíduos estiveram com seus pets.


Rumple. Imagem: Arquivo Pessoal

A dona de casa Marly Amorim relatou que sua maior dificuldade durante o isolamento foi justamente não poder sair, tendo que abrir mão dos passeios com seu cãozinho Rumple, um poodle carismático de 5 anos. A companhia do bichinho ajudou Marly a lidar com momentos de ansiedade e estresse que, segundo ela, sem ele seria mais difícil enfrentá-los.


Os pets não substituem as relações humanas, mas sem dúvidas são grandes companheiros, quebrando a solidão e trazendo um pouco de alegria e agitação para a casa. Quando os donos passam algumas horas do dia com seus pets, eles produzem ocitocina, a prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.


Sol, Naruto e Maggie na casinha feita por Jamily durante o isolamento. Imagem: Arquivo Pessoal

Para a analista de controle de qualidade, Jamily Oliveira, seus quatro gatos serviram como remédio para lidar com seus picos de ansiedade. “Meus gatinhos foram a minha distração, até fiz uma casinha nova para eles”, relatou. Ela afirmou também que seria mais difícil sem eles, pois seu foco ficou todo voltado para seus 3 filhotes e a mãe deles, Arya, fazendo com que ela evitasse ver as notícias sobre a pandemia, se mantendo tranquila.


Em um momento tão delicado, ter um amor verdadeiro e livre de toda a maldade do mundo é primordial. Se você ama animais e precisa de um companheiro, procure um abrigo e adote, existem milhares de bichinhos à espera de um lar. Todo o carinho e cuidado oferecido a eles será retribuído da melhor forma.


bottom of page