Pesquisa de mensagens é a nova função do Whatsapp
- Femme News
- 4 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O aplicativo de mensagens agora permite pesquisar textos encaminhados no Google, medida tem objetivo de frear a circulação de fakenews
Por Ana Clara Lopes
Nesta segunda-feira (03) o Whatsapp anunciou a nova função de pesquisar mensagens que são encaminhadas diversas vezes no Google. O recurso de busca tem como objetivo tentar frear a disseminação de fakenews e outras informações imprecisas.
O novo recurso já passa por testes na versão mais recente do serviço disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.
O Whatsapp já tinha tomado medidas para diminuir a circulação de mensagens falsas, quando limitou o número de encaminhamentos de mensagens no Brasil, durante o período das eleições de 2018. Segundo fotos divulgadas pela própria empresa, para pesquisar uma mensagem basta clicar no ícone ‘lupa’ que aparece ao lado da mensagem encaminhada, em seguida, confirmar que deseja realizar a busca e conferir os resultados no Google.

Disseminação de fakenews no Brasil Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada pela Agência Brasil, o Whatsapp é o aplicativo onde mais se divulgaram notícias falsas sobre o novo coronavírus, correspondendo a 73,7% das mensagens.
As notícias que circulam no Whatsapp, sobre coronavírus, 71,4% citam a FioCruz como fonte. Os dados fazem parte da pesquisa iniciada pelas pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, baseada nas notificações recebidas pelo aplicativo “Eu fiscalizo” entre 17 de março e 10 de abril.
A pesquisadora Claudia Galhardi, para a Agência Brasil, disse que : “Recebemos denúncias de diversas fake news circuladas no WhatsApp, principalmente, mas também no Facebook e no Instagram. São publicações pessoais, como "não acredite no coronavírus", coisas assim."
Em 2018, o alvo de fake news eram vacinas, alimentos e remédios, contabilizando 416 informações falsas, segundo uma pesquisa divulgada pela Folha. Veja algumas dicas para evitar o compartilhamento de mensagens duvidosas:
Pesquise sobre o assunto antes de compartilhar
Cheque a fonte para saber se é confiável
Não compartilhe antes de conferir as informações
Cheque a data da publicação
Leia toda a notícia
Veja o histórico de quem publicou
Caso a notícia não tenha fonte, não repasse
Na dúvida, não compartilhe
Comments