top of page
Foto do escritorFemme News

Pela primeira vez, desde abril, a taxa de contágio da Covid-19 no Brasil cai para menos de 1,0

Depois de 16 semanas, Brasil sai da zona vermelha e também não consta na lista de principais estimativas de mortes semanais


Por Ana Modesto

Foto: Zanone Fraissat/FolhaPress

De acordo com dados apresentados pelo centro de controle de epidemias da universidade britânica Imperial College, a taxa de transmissão brasileira do novo coronavírus do mês de julho batia à margem dos 1,01. Esta taxa se modificou levemente a partir desta semana, onde pela primeira vez, desde abril possui uma taxa de 0,98, logo, inferior a 1.0. Mas o que significa essa taxa de 0,98?


Significa que 100 pessoas infectadas pela Covid-19 contaminam outras 98 pessoas, e assim a doença se espalha. Por isso que essa redução é considerada uma boa notícia, pois quanto mais próximo do zero, mais desacelerado será a dispersão da doença.


Dentre os 68 países analisados pelo Imperial College durante esta semana, Brasil e Chile foram os únicos países que apresentaram taxa inferior a 1,0. E pela primeira vez também que o Brasil não consta entre as principais estimativas de mortes da semana, lugar de liderança que quem ocupa hoje é a Índia, com a estimativa de 7,2 mil mortes semanais.


Depois de 16 semanas na zona vermelha, Brasil registra melhora nos números, enquanto isso, chilenos chegam ao sua oitava semana de estabilização.


Visualizando uma progressão decrescente, a universidade ainda supõe novas diminuições que irão de 0,98 para 0,96, e assim sucessivamente.


Apesar do otimismo, a diminuição da taxa de contaminação não é sinal de uma estabilização nas taxas brasileiras. A possibilidade de tudo voltar a aumentar existe, como já ocorreu com países como a Bolívia, Equador, França, Espanha e Rússia. Por este motivo, as medidas preventivas continuam sendo muito importantes. Mas mesmo assim, essa redução já é um indicador de uma cenário de melhora futura, se continuar nesse ritmo.


As medidas de flexibilização da quarentena também pode ser considerada como um dos fatores responsáveis pelos novos aumentos. Medidas feitas durante esta semana, só surtirão efeito significativo em pelo menos duas semanas depois.


De acordo com o levantamento do consórcio brasileiro de veículos de imprensa a partir de informações dadas pelas secretarias estaduais de Saúde, o Brasil já contabiliza um total de 111.243 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. E contabilizando também 3.462.036 casos registrados.


É esperado uma queda de 490 a menos de mortes essa semana em relação a última semana, contabilizando um total esperado de 6,910 óbitos.


Segundo a universidade, pode ser muito subjetivo observar a taxa de transmissão do novo coronavírus através dos registros de contaminação, e que na realidade, reportar a taxa de contágio por meio das mortes registradas seria muito mais concreto.


Os Estados Unidos tiveram os seus estudos a parte por conta de seus relatórios não serem feitos do país inteiro e sim por estados.


Comments


bottom of page