top of page

País tem mais da metade das pessoas com 25 anos ou mais que não terminaram o ensino médio

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 15 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

10,1 milhões de jovens de 14 a 29 anos não frequentam a escola a necessidade de trabalhar é o principal motivo


Por: Andrea dos Santos


Imagem: pexels

O principal motivo indicado por jovens de 14 a 29 anos para abandonar o colégio e a necessidade de trabalhar para ajudar em casa de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente quatro em cada dez jovens que não concluíram o ensino médio precisaram deixar os estudos para trabalhar.


Segundo o IBGE pesquisa que divulga pela primeira vez dados sobre abandono escolar. Das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não concluíram alguma das fases da educação básica, seja por abandono a escola, ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 71,7% eram pretos ou pardos.


Os dados apontam que o abandono escolar se complica, a partir dos 15 anos. Metade dos homens que abandonaram a escola relatam que precisavam trabalhar. No caso das mulheres, quase um quarto delas (23,8%), não finalizaram os estudos foi porque ficaram grávidas.


Na região Nordeste, três em cada cinco pessoas em idade adulta (60,1%) não concluíram o ensino médio. Entre elas estão a de cor branca, 57,0% tinham concluído esse nível no país, enquanto essa proporção foi de 41,8% entre pretos ou pardos.


Segundo o IBGE mais da metade dos analfabetos vive na região Nordeste pessoas de no mínimo 15 anos ou mais no Brasil ficou em 6,6% em 2019, o que corresponde a 11 milhões de pessoas. Mais da metade dos analfabetos (56,2% ou 6,2 milhões) residem na região Nordeste e 21,7% (2,4 milhões de pessoas) residem no Sudeste.


Na análise por cor ou raça, nos chama a atenção a proporção da diferença entre pessoas brancas e pretas ou pardas. Em 2019, 3,6% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas, percentual que se eleva para 8,9% entre pretos ou pardos.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page