As falas do Ministro da Economia causaram revoltas nas redes sociais
Na última terça-feira, o ministro Paulo Guedes criticou o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) durante uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar. Apesar de não possuir nenhuma prova, Guedes disse: “Deram bolsa para quem não tinha a menor capacidade. Não sabia ler, escrever”, mesmo o programa tendo uma nota mínima estabelecida.
Apesar de se tratar de um financiamento, o ministro falou que o governo deu bolsas para “todo mundo”. Ele também afirmou que o filho do seu porteiro foi beneficiado mesmo zerando o vestibular. Nesse mesmo dia, Guedes fez a polêmica declaração de que a China foi responsável pela criação da Covid-19 e que as vacinas desenvolvidas no país são menos eficazes.
O Fies foi criado em 1999 no governo de Fernando Henrique Cardoso, oferecendo, naquela época, até 50% do financiamento. A partir do governo Lula, foi para até 100% e teve a taxa de juros diminuída de 6,5% para 3,4%. Além disso, o prazo para o começo do pagamento após a conclusão da faculdade passou para 18 meses e o de quitação para até três vezes o tempo da graduação.
No Twitter, políticos e internautas se manifestaram sobre as declarações de Paulo Guedes. Veja:
Comments