Paulistão irá retornar no próximo dia 22
- Femme News
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A volta foi autorizada após aprovação do documento nomeado de “Protocolo de Operação de Jogo” pelo Centro de Contingência da Covid-19
Por Lua Silva

A retomada do Campeonato Paulista está com data marcada para o dia 22 de julho. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (8) através de uma coletiva de imprensa concedida pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, junto ao Presidente e Vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. No entanto, os jogos serão sem torcidas e apenas nas cidades de maior flexibilização.
Somente as cidades que estão em fase amarela poderão sediar os jogos. Essa classificação é feita através do Plano São Paulo, o qual determina a retomada das atividades interrompidas devidos ao coronavírus. Com isso, cidades em categorias como a de Santos (fase laranja) não são consideradas seguras para receber o Campeonato.
O Paulistão foi paralisado no dia 8 de março, faltando 6 rodadas para o fim da competição, portanto, de acordo com o calendário divulgado, a final irá acontecer no dia 8 de agosto, um dia antes do início do Campeonato Brasileiro. A Federação Paulista de Futebol declarou que irá realizar uma nova reunião com os clubes da série A e B do Estado para definir detalhes do retorno.
Segundo o protocolo idealizado pela FPF em parcerias com os clubes paulistas, o time mandante da partida ficará responsável por toda limpeza do ambiente, e vestiários após esterilização devem permanecer isolados até a chegada das equipes. Além disso, o jogo será dividido em 4 fases: dias antes do jogo, pré-jogo, durante o jogo e pós-jogo, todas visando manter o distanciamento social.
O estádio será dividido em zonas azul, vermelha e amarela. A região azul será área de primordial limpeza com os corredores e vestiários, a vermelha é todo restante do estádio e amarela parte externa do estádio. Será permitido no máximo 200 profissionais no estádio.
留言