Local funciona como observatório dos felinos e atrai turista do mundo todo
Por Ana Luiza Couto
O fogo em grande escala que vêm assombrando o Pantanal mato-grossense chegou ao Parque Estadual Encontro das Águas, famoso parque ecológico que reúne turistas brasileiros e do exterior pela sua tamanha quantidade de onças-pintadas que habitam no local e a alta probabilidade de se depararem com o animal.
Relatos e imagens de animais pantaneiros invadindo propriedades locais têm sido recorrentes após semanas em que o bioma se encontra em chamas. Moradores e funcionários de pousada e hotéis da região tentaram conter os focos de incêndio enquanto ainda eram em pequena escala. Na manhã desta terça-feira(08), o corpo de bombeiros reforçou o combate, enviando duas equipes ao parque recém afetado. 46 militares do corpo de bombeiros já estavam sob responsabilidade de conter o desastre ambiental.
Centenas de animais morreram ou se feriram com as queimadas no local, que podem estar acontecendo, segundo perícia, por ação humana. Retirada do mel, queima de pasto e acidentes automobilísticos são alguns dos diversos fatores que afetam o local. Desde o início de 2020, foram identificados mais de 8 mil focos em propriedades privadas, aldeias indígenas e unidades de conservação. Cerca de R$805 milhões foram aplicados em multas para infratores das leis ambientais.
Comentários