top of page
Marina Marques

Pandemia têm gerado toque de recolher e maior fiscalização em cidades brasileiras

Atualizado: 1 de mar. de 2021

Cidades brasileiras diversas têm decretado horários para evitar aglomeração nas ruas



Créditos: G1/Globo

A pandemia do coronavírus trouxe diversas mudanças no dia a dia e para o comportamento de todos ao redor do mundo no último ano, a última medida decretada, por cidades de diferentes Estados brasileiros, foi o toque de recolher, definido no decorrer da última semana para evitar a circulação e aglomeração para conter o avanço de contaminados.


São Paulo foi o último Estado, até o momento, a anunciar um horário limite de circulação, afirmando que haverá uma maior fiscalização entre às 23h e 5h. O chamado “toque de restrição”, pelo governador João Dória, foi anunciado nesta quarta-feira (24), deixando claro que as atividades não essenciais só serão permitidas até as 22h, e que a decisão será mantida até o dia 14 de março, além disso. Para o Estado, o principal argumento para tais medidas é o recorde histórico de pessoas internadas por conta da Covid19.


Casas e estabelecimentos que estiverem promovendo festas ou quaisquer aglomerações fora do horário, serão multadas, sendo que regras sobre festas já foram estabelecidas desde o primeiro semestre do ano passado. A regra é a mesma para pessoas que estiverem circulando na rua sem justificativa, como trabalho ou questões de saúde.


Além de São Paulo, outros Estados e cidades já tomaram decisões e medidas nesta semana para evitar que a doença se propague, utilizando de multas, maior fiscalização ou toques de recolher. Uberlândia, por exemplo, cidade de Minas Gerais, estabeleceu na última terça-feira (23), que a circulação nas ruas para atividades não essenciais será proibida a partir das 20h, estendendo-se até as 5h, sendo proibida a circulação de pessoas e de veículos em vias públicas.


A Bahia é mais um dos Estados brasileiros que decretou regra de horários, desde segunda-feira (22). A decisão foi tomada por conta do aumento de casos de internações, com 80% dos leitos de UTI ocupados por conta do coronavírus. A regra já acontecia, com circulação proibida das 22h até as 5h, agora com ampliação, sendo proibido circular pelas ruas a partir das 20h, e a medida continuará até o dia 28 de fevereiro.


Outros Estados nordestinos que também estão tomando decisões para evitar a contaminação são o Piauí e o Pernambuco. O primeiro decretou toque de recolher a partir do dia 24 de fevereiro em todo estado até 4 de março, proibindo a circulação em vias públicas das 23h até às 5h. E aos finais de semana devem funcionar apenas atividades essenciais, podendo endurecer as restrições, caso necessário. Já no Estado de Pernambuco, com a superlotação dos hospitais, o governo decretou toque de recolher para 63 municípios, a partir de sexta-feira (26) até o dia 10 de março, podendo circular apenas até as 20h durante a semana e até às 17h aos finais de semana.


Comments


bottom of page