Pandemia e os males da saúde mental
- Femme News
- 30 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
O aumento no número de pessoas que precisam de serviços de saúde mental ou apoio psicossocial por causa do novo coronavírus
Por Andrea dos Santos

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI". Doença silenciosa, ela ainda é incompreendida inclusive por quem sofre do problema. Já fala-se sobre uma epidemia de depressão pois ela atinge 10% da população mundial e esse índice aumenta a cada ano.
A ONU destaca a necessidade urgente de investimentos em serviços da saúde mental por causa da pandemia do novo coronavírus. Ouve um aumento nos casos de estresse, depressão e ansiedade em todos os países afetado com a covid-19. Um relatório feito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. O estudo foi feito através de um questionário on-line e contou com a resposta de 1.460 pessoas de 23 estados brasileiros.
Grupos específicos correm risco sofrimento psicológico relacionado à COVID-19. Os profissionais de saúde da linha de frente, confrontados com cargas de trabalho pesadas, decisões de vida ou morte e risco de infecção, são particularmente afetados. Crianças, adolescentes e idosos também estão em risco. As mulheres em particular com a quarentena estão fazendo malabarismo com a educação em casa, trabalhando e tarefas domésticas
“Essa é uma responsabilidade coletiva dos governos e da sociedade civil, com o apoio de todo o Sistema das Nações Unidas. Uma falha em levar o bem-estar emocional das pessoas a sério levará a custos sociais e econômicos a longo prazo para a sociedade.”
- Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS
Σχόλια