top of page

Pais precisarão assinar termo de responsabilidade para os filhos retornarem ou não às aulas em SP

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 7 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Escolas de São Paulo estão enviando um termo aos pais e responsáveis das crianças para caso ocorra a contaminação de Covid-19 após o retorno das aulas


Por Natasha Silveira

Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (8) a noite, autoridades do governo paulista se reuniram para discutir sobre a reabertura das escolas ou não. Inicialmente, a previsão era que ocorresse a retomada gradual a partir do dia 8 de setembro, porém só será possível se o todo o estado de SP estiver na fase amarela por um período de 28 dias. Muitas regiões do estado, principalmente no interior, permanecem nas fases laranja e vermelha, onde só podem funcionar os serviços considerados essenciais.


As escolas da rede estadual de São Paulo enviaram um termo para as famílias onde os pais e responsáveis pelas crianças assinem se responsabilizando caso haja a contaminação dos filhos com a Covid-19 durante a retomada das aulas e também pede que seja informado se a criança está no grupo de risco, assim como a informação de que o aluno terá os equipamentos de EPi necessários. A justificativa do termo é que "o vírus circula por todo o mundo e não somente na escola".


O termo é entregue nas escolas da Diretoria de Ensino Regional Sul 3 e possui duas opções para os pais ou responsáveis das crianças. A primeira opção é a não permissão do retorno dos filhos para as aulas e que sejam responsabilizados pelo cumprimento das atividades realizadas à distância. A segunda opção é a permissão do retorno ciente dos riscos envolvidos e das obrigações que precisarão ser cumpridas, são elas:


● Responsabilização caso ocorra o contágio pela Covid-19 na criança

● Cumprir as exigências de segurança dos filhos e da utilização de EPIs

● Conhecimento do esquema de revezamento que ocorrerão nas aulas presenciais e dos horários alternados do funcionamento das escolas

● Entrega das atividades realizadas em casa


Foto: Reprodução

Até o momento, a previsão para o retorno das aulas nas escolas estaduais de São Paulo é para o dia 8 de setembro, entretanto, isso estará dependente de que as regiões estejam na fase amarela do Plano São Paulo. Caso algumas regiões não atinja os índices mínimos pré-estabelecidos, o dia para o retorno às aulas será prorrogada.


Será divulgado até este sábado (8) a primeira parcial do inquérito sorológico nos alunos das redes municipais de ensino. A expectativa é de que 6 mil crianças sejam testadas durante cada umas das quatro fases, todos alunos da rede municipal com idades entre 4 e 14 anos, a escolha dos alunos será realizada por sorteio. A Secretaria de Educação do Estado pretende também incluir os alunos das redes estaduais, o resultado destes testes será um ponto decisório no retorno ou não das aulas na capital, e talvez de todo o estado.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page