top of page

Os impactos do home office na vida das pessoas

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 15 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Modalidade já estava presente na vida dos brasileiros antes da pandemia


Por Ana Clara Silveira

Com o avanço da pandemia pessoas no mundo todo tiveram que se readaptar às novas maneiras de trabalho, visto que algumas empresas optaram por implantar o home office, termo usado para trabalhos feitos de forma remota em casa. A atividade já é comum, principalmente para os mais jovens, dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e da International Telework Academy informaram que cerca de 12 mil jovens trabalham em home office atualmente.

Segundo dados do IBGE 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa, correspondendo a 5,2% do total de trabalhadores do país, nesta conta não estão inclusos os empregados no setor público e os trabalhadores domésticos.

Dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), que fez uma pesquisa com 300 empresas entre 2016 e 2018 mostraram que 45% destas já praticam home office e 15% estão avaliando o caso.

Entre os requisitos que incentivam estas mudanças no trabalho estão melhora da qualidade de vida, mobilidade urbana, redução de despesas e aumento da produtividade.


E depois da pandemia?


Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que 30% das empresas brasileiras deve manter o home office após a pandemia.

Empresas como a Nubank, que além do Brasil também adotou o home office em Berlim, Buenos Aires e na Cidade do México, pretende continuar assim até o final de 2020.

Para o IG, o CEO do banco digital, David Vélez, disse que “Provamos que somos capazes de operar e permanecer produtivos mesmo com o distanciamento social . Conseguimos nos adaptar e continuamos a fornecer aos nossos clientes um suporte excepcional”.

Além disso uma pesquisa feita pela empresa com os próprios funcionários mostrou resultados positivos e um aumento de 30% da produtividade.

O Twitter também enviou e-mails internos para seus funcionários informando que a opção de trabalho em casa será permanente para o funcionários que preferirem trabalhar de casa e estiverem em cargos que permitam o trabalho remoto.

Para o BuzzFeed americano a empresa disse que “Nós temos pensado com seriedade na importância de sermos uma das primeiras empresas a mudar completamente seu modelo de trabalho presencial para home office”.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page