[OPINATIVO] Olimpíadas: como os atletas brasileiros serão afetados?
- Natália Tristão
- 26 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Na última semana, participei de um processo seletivo para estágio em Jornalismo onde fui questionada sobre o impacto do adiamento dos Jogos de Tóquio 2020 para 2021 em relação aos atletas brasileiros. Obviamente, num primeiro momento, o problema que veio à mente foi aquele que afetou os atletas de diferentes lugares do mundo: a falta de treinamentos por conta do isolamento social. Mas o que será que o Brasil pode sofrer a mais?
Em dezembro de 2019, os primeiros casos do Novo Coronavírus surgiram na China. Naquela época, o planejamento esportivo do ano seguinte estava pronto, e o mundo aguardava ansiosamente pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para julho de 2020. Entretanto, o vírus se espalhou de forma descontrolada, deixando o mundo em estado de pandemia, e, para contê-la, medidas de distanciamento e isolamento foram adotadas em vários países, incluindo o Brasil.
É claro que o isolamento social, para evitar o contato físico e aglomerações, fez com que a prática de atividades físicas fosse interrompida e, por consequência da impossibilidade de treinamentos, as Olimpíadas foram adiadas – por determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em acordo com as autoridades do Japão (país que sediará os Jogos).
Além do claro e evidente problema da quebra de rotina de treinamentos, outra questão que afeta os atletas brasileiros é a crise financeira que assola o país. Programas esportivos e clubes precisaram cortar verbas por conta da pandemia, e o esporte foi perdendo espaço. O medalhista olímpico Arthur Zanetti é um exemplo da situação. O ginasta, que treina em São Caetano do Sul, sofreu corte de 50% de salário e disse estar “desamparado” em entrevista ao Globo Esporte.
Além disso, no Brasil, superamos a marca de 3.000 mortes por dia faltando 4 meses para a realização da competição. Apesar de os atletas-militares terem sido priorizados na vacinação, ainda não há previsão de quando todos os integrantes do Time Brasil conseguirão a imunização para participarem seguramente do evento.
É possível mensurar ou prever o desempenho de qualquer atleta, brasileiro ou não, durante as Olimpíadas? Arrisco a dizer que não, mas é um fato que os fãs do esporte acabam se frustrando e perdendo um pouco da esperança em medalhas por conta do momento que estamos enfrentando no país.
Comments