top of page
Foto do escritorFemme News

Operação no Rio prende 56 pessoas acusadas de violência contra mulher

Batizada de Athena, operação marca os 14 anos da Lei Maria da Penha


Por Jessica Mesquita


Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro

A operação iniciou na quinta-feira (13), cumprindo mais de 100 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher no Rio de Janeiro. A operação Athena está sendo coordenada pelo Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), da Polícia Civil do Rio, em homenagem aos 14 anos da Lei Maria da Penha.


A operação terminou com 56 pessoas presas em diversas regiões do estado do RJ, como Costa Verde, Baixada Fluminense, Região Metropolitana e capital.


Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça a partir de inquéritos policiais concluídos por delegacias do estado, mas não inclui foragidos que estejam dentro de comunidades controladas por grupos criminosos armados, devido à restrição de operações em favelas durante a pandemia de covid-19, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


De acordo com a diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, "somente em 2019, as DEAMs indiciaram 16.703 autores de violência doméstica e familiar de diversas formas contra mulheres, além de solicitar 20.930 medidas protetivas de urgência".


Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de casos de feminicídio cresceu 2,2% entre março e maio de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.



Fonte: Agência Brasil


Comments


bottom of page