Batizada de Athena, operação marca os 14 anos da Lei Maria da Penha
Por Jessica Mesquita
A operação iniciou na quinta-feira (13), cumprindo mais de 100 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher no Rio de Janeiro. A operação Athena está sendo coordenada pelo Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), da Polícia Civil do Rio, em homenagem aos 14 anos da Lei Maria da Penha.
A operação terminou com 56 pessoas presas em diversas regiões do estado do RJ, como Costa Verde, Baixada Fluminense, Região Metropolitana e capital.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça a partir de inquéritos policiais concluídos por delegacias do estado, mas não inclui foragidos que estejam dentro de comunidades controladas por grupos criminosos armados, devido à restrição de operações em favelas durante a pandemia de covid-19, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, "somente em 2019, as DEAMs indiciaram 16.703 autores de violência doméstica e familiar de diversas formas contra mulheres, além de solicitar 20.930 medidas protetivas de urgência".
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de casos de feminicídio cresceu 2,2% entre março e maio de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Fonte: Agência Brasil
Comments