Unicef e OMS dão explicações e instruções sobre o uso das máscaras em crianças, no site oficial da corporação de saúde
Por Ana Modesto
Nesta última sexta-feira (21), o site oficial da OMS ilustrou uma ação da Organização Mundial da Saúde conjuntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que recomenda fortemente o uso de máscaras para crianças a partir dos 12 anos, da mesma maneira como é feito pelos adultos.
A justificativa para tal recomendação seria que, desta forma, o uso das máscaras em crianças seria mais uma medida possível no auxílio no combate a pandemia do Novo Coronavírus. O seu uso deve ocorrer, principalmente, quando não for possível uma distância segura de um metro e meio entre uma e outra criança e assim exista a possibilidade da transmissão coletiva. Enquanto isso, as crianças de 6 a 11 anos as usarão sob risco.
De acordo com as duas entidades, a sua utilização em menores de 12 anos dependerá de diversos fatores, como: intensidade de transmissão do local onde esta criança se encontra, a facilidade ou não desta criança em utilizar as máscaras, se elas possuem ou não auxílio de adultos e o seu acesso às mesmas.
Outros fatores levados a sério também foram os impactos dessas métodos de seguranças na vida destas crianças e no seu processo de socialização e aprendizado em situações de risco de contágio em meio de uma pandemia.
Ainda de acordo com as duas entidades, foi pensando na segurança e no interesse geral da criança que não é recomendado a sua utilização em crianças menores de 6 anos, em casos de pessoas com deficiência física ou alguma doença que não seja apropriado o seu uso, logo, nesses casos e em casos de práticas de esporte ou atividade física, como: correr, pular ou jogar, não é aconselhável, pois pode levar a pessoa a não conseguir respirar bem ou não estar adaptada para usá-la. Diante disso, a agência da ONU se pronuncia sobre o descarte do uso de máscaras em menores de 6 anos, na seguinte fala:
"Esta indicação se baseia na segurança e no interesse geral da criança e em sua capacidade de utilizar a máscara de forma correta, com uma assistência mínima"
Mas como deve funcionar o uso das máscaras de tecido com segurança?
De acordo com informações dos guias feitos pela OMS e pela Organização PanAmericana de Saúde (PAS), que já estão disponibilizados em português, seria da seguinte forma:
Lavar as mãos antes de colocar a máscara.
Inspecionar a máscara para verificar a existência de rasgos ou buracos, não usando uma máscara danificada.
Ajustar a máscara para cobrir sua boca, nariz e queixo, sem deixar lacunas nas laterais.
Evitar tocar na máscara enquanto a estiver usando.
Trocar sua máscara se estiver suja ou molhada, e de preferência após 2 horas de uso.
Limpar as mãos antes de tirar a máscara.
Retirar a máscara removendo-a por trás das orelhas, sem tocar na parte frontal da máscara.
Por fim, limpar as mãos após remover a máscara.
Outra informação importante que devemos saber fazer antes mesmo do uso das máscaras é a melhor forma em lavar suas mãos e esse tutorial é feito no site da Própria Unicef, com os seguintes passos:
Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, por pelo menos 20 segundos
Enxágue abundantemente com água corrente
Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual
Comments