OMS diz que Brasil precisa levar a sério o aumento de casos do novo coronavírus
- Carolina Gandra
- 30 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Ghebreyesus destacou que o número de óbitos no país também teve um “aumento significativo”

Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou, nesta segunda-feira (30), que o aumento no número de casos do novo coronavírus no Brasil é “muito preocupante”. O diretor-geral alertou que o Brasil precisa levar os números a sério e destacou, em coletiva de imprensa em Genebra, como os novos casos dobraram em menos de um mês.
“O Brasil teve seu ápice em julho. O número de casos estava diminuindo, mas em novembro os números voltaram a subir. O Brasil precisa levar muito, muito a sério esses números. É muito, muito preocupante”, declarou Ghebreyesus.
O diretor-geral afirmou que a taxa de contágio no Brasil chegou a 218 mil casos por semana, declarando que os “números mais uma vez dobraram”. Ele lembrou que o país registrou 319 mil novos casos na ocasião mais crítica da pandemia, e que “o número estava em queda até a semana de 2 de novembro, quando 114 mil casos foram registrados no Brasil". No entanto, a taxa voltou a crescer na semana de 26 de novembro, quando atingiu 218 mil novos casos.
Ghebreyesus destacou que o número de óbitos no país também teve um “aumento significativo”. Segundo o diretor-geral, 2.538 pessoas morreram por complicações da doença na semana de 2 de novembro, no entanto, na semana de 26 de novembro, 3.876 pessoas foram vítimas da Covid-19
“Precisamos controlar os casos e manter os números baixos. Os países precisam atacar os casos que ressurgem para que eles não se propaguem. Essa é a recomendação para todos os países. Uma vez que você reduz o número de casos, você precisa manter esse número baixo”, completou Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS.
De acordo com dados do consórcio de imprensa, foram registrados 172.866 óbitos e 6.317.049 casos confirmados de Covid-19 no Brasil até às 13h desta segunda-feira (30).
Comments