Ele foi reconhecido no Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho
No dia 8 de junho, dia mundial dos oceanos, a organização National Geographic Society anunciou que vai reconhecer o Oceano Antártico como o quinto oceano do planeta Terra. A organização começou a mapear o planeta em 1915, e é a primeira vez que mapeia a Terra em 100 anos. Com as mudanças, o quinto corpo de água será incorporado juntamente aos oceanos Atlântico, Pacífico, Ártico e Índico em todos os mapas e atlas fornecidos pela organização.
O reconhecimento deste oceano é uma questão de longa data. Quando a Organização Hidrográfica Internacional foi criada em 1921, já se falava a respeito da massa de água entorno da Antártida como um corpo distinto, porém a instituição mudou de ideia em 1953. Porém, cientistas e organizações passaram a se referir àquelas águas como Oceano Antártico.
Alex Tait, geógrafo da National Geographic Society, explica que o oceano Antártico sempre foi reconhecido pelos pesquisadores e cientistas, mas nunca houve um acordo internacional, logo, ele nunca foi reconhecido internacionalmente.
Ao contrário dos outros oceanos, o oceano Antártico é definido não somente pelo continente próximo a ele, mas também pela Corrente Circumpolar Antártica, uma corrente oceânica fria que circula a Antártica e caracteriza a maior parte deste oceano.
Bora revisar os livros didáticos...