top of page

Obras de saneamento estão paralisadas no Brasil

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 14 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

De acordo com o Instituto Trata Brasil, a falta de saneamento básico põem em riscos à saúde da população


Por Andrea dos Santos

Palafitas dominam a paisagem da ocupação habitacional precária no Educandos (Foto: Valter Calheiros)

Relatório da consultoria Radar PPP, empresa que interpreta o mercado nacional de infraestrutura, e informa sobre os contratos privados em infraestrutura e serviços públicos, mostra que 2 em cada 3 projetos no setor de saneamento básico anunciados nos últimos anos estão paralisados, e que a maioria são iniciativas de municípios. 


Segundo o portal de notícias G1 que obteve o estudo com exclusividade, foram identificados 68 projetos em andamento no país e 146 paralisados. De acordo 95 dos contratos no país, a maior parte está concentrado em São Paulo (24), Tocantins e Santa Catarina (11).


Segundo IBGE: 35,7% dos brasileiros vive sem esgoto. O quadro, que se mantém praticamente inalterado nos últimos anos, é pior nas regiões Norte e Nordeste. São 74,156 milhões de brasileiros, ou 35,7% da população total, vivendo nessas condições, mostra a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), com dados de 2018, divulgada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


De acordo com o Instituto Trata Brasil, a falta de saneamento básico põem em riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.


Comentários


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page