top of page
  • Foto do escritorFemme News

O presidente Jair Bolsonaro inaugura trecho da transposição do Rio São Francisco

Os investimentos na obra passaram de R$ 10 bilhões e a previsão inicial de inauguração seria em 2010


Por Natasha Silveira

Foto: Alan Santos (PR)

Na manhã de sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro viajou pela primeira vez, desde o início do seu mandato, ao Ceará para acionar a comporta do Eixo Norte do projeto da transposição do Rio São Francisco. Sua chegada ao aeroporto causou aglomeração dos seus apoiadores, que o receberam aos gritos de "mito", enquanto ignoravam as medidas restritivas do isolamento social, apesar da cidade, Juazeiro do Norte, somar mais de 1 mil casos do novo coronavírus e 71 óbitos. O presidente chegou ao local de máscara, porém preferiu tirá-la para posar para fotos e gravar vídeos com seus apoiadores. Em contrapartida, o governador do Ceará, Camilo Santana, preferiu não participar do evento devido ao momento de pandemia e divulgou em suas redes sociais que voltará ao local após superarmos este grave momento.


Por volta das 11h, Bolsonaro acionou a comporta para liberação das águas e em seguida foi até Penaforte (CE) para ver a chegada das águas. O novo percurso iniciará no reservatório Milagres, Ceará, passará pelo túnel Milagres, na divisa entre Pernambuco e Ceará, chegará ao reservatório Jati, Ceará, e será capaz de abastecer até os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios se beneficiarão com o abastecimento de água.


A obra de transposição das águas do Rio São Francisco se iniciou em 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A realização da obra foi executada, em sua maioria, durante os governos Lula e Dilma Rouseff, e uma das três elevatórias foi inaugurada ainda durante o governo do ex-presidente Temer, chegando à conclusão de 94% da obra antes do presidente Jair Bolsonaro assumir o cargo.

Após a liberação da comporta, o presidente declarou: "Faz parte desse nosso compromisso logo de levar água a quem realmente precisa, ok? Na agricultura, irrigar terras, levar água pra casa do cidadão nordestino aqui, que sempre teve carência disso. E é uma novela enorme, né, que tá chegando ao fim". E então, por volta das 14h o presidente partiu de Ceará e retornou a Brasília.


bottom of page