O “novo normal” no Dia dos Avós
- Femme News
- 26 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
O amor e o carinho através de uma tela serão a forma de comemoração de muitos no Dia dos Avós
Por Beatriz Catão

Neste domingo (26), é comemorado o Dia dos Avós aqui no Brasil e em Portugal. Entretanto, a comemoração será um pouco diferente esse ano. Devido ao isolamento social que estamos enfrentando por conta da pandemia, muitos avôs e avós não poderão ver seus familiares, principalmente os que vivem em lares de idosos, já que fazem parte do grupo de risco e não podem sair de casa e nem receber visitas. Mas não é por isso que o carinho e o contato passaram batidos.
Segundo o site Minha Operadora, a TIM fez um levantamento de dados sobre o público de 60 anos ou mais e concluiu que, para 97,3% dos idosos, o aplicativo favorito e mais usado é o Facebook. Logo em seguida tem o WhatsApp, com 97,1% de preferência, e o Youtube, com 95,1%.
Portanto, com uma grande parte dos avós conectados, a alternativa que muitos têm é de aproximar a distância dos familiares e manter esse contato através de vídeo chamadas, disponíveis em alguns aplicativos, e ligações, por exemplo. Para aqueles que não possuem celular ou algum aparelho eletrônico, há ainda o encontro feito através das janelas, dos portões e das grades que cercam as casas.
No século XX, o dia 26 de julho foi escolhido pelo Papa Paulo VI para homenagear os avós de Jesus, pais de Maria, chamados Ana e Joaquim. Porém, foi por causa da Dona Aninhas, cujo nome era Ana Elisa Couto (1926-2007), uma senhora portuguesa, que esse dia é uma data em homenagem aos avós, pois antes era apenas dedicadas aos santos. Ela reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós durante quase 20 anos e, em 2003, a data foi instituída em Portugal pela Assembleia da República.
A saudade é o sentimento mais comum nos últimos tempos e não é por causa do afastamento físico de algumas famílias que esse dia não será lembrado. Os avós são as figuras de inspiração e sabedoria das gerações futuras, os que sempre têm ótimas histórias para contar e uma comida deliciosa para apreciar. É necessário valorizar quem tanto amamos, independente da situação, e comemorar essa data no estilo do “novo normal”.
Comments