Amazon Prime faz sucesso ao apostar na violência gráfica dentro do universo dos heróis
Em julho de 2019 a primeira temporada de The Boys chegou ao catálogo do serviço de streaming da Amazon, o Prime Video. A série é uma adaptação dos quadrinhos de Garth Ennis que foi publicada entre 2006 e 2012. A história se passa em um universo no qual os super-heróis são contratados por uma empresa para defender uma região específica e tratados como celebridades pelas pessoas. Muitos deles chegam inclusive a representar marcas, tornando-se modelos para a sociedade.
Neste ano, a estreia da série de animação chamada Invencível aconteceu no dia 25 de março. O protagonista, Mark Grayson, começa a desenvolver poderes aos 17 anos e passa a receber um treinamento de seu pai para seguir seus passos e transformar-se em um super-herói. Também inspirada em revistas em quadrinhos, a trama é baseada na produção de Robert Kirkman, a mente por trás do universo de The Walking Dead.
O que as duas produções têm em comum é a extrema violência gráfica e a apresentação de heróis desmoralizados. Aqui se configura um ser superpoderoso que não é necessariamente altruísta e benevolente, mas que na verdade se preocupa muito mais com os seus desejos individuais do que com o bem coletivo. Em The Boys vemos o Capitão Pátria, uma clara alusão ao super-homem, usando roupas estampadas com a cor da bandeira dos Estados Unidos. O personagem é bom e caridoso na frente das câmeras, mas quando sozinho comete as maiores e mais desumanas atrocidades, como por exemplo deixar um avião cheio de civis cair no mar.
Já em Invencível, o herói mais admirado do planeta chamado Omni Man, que também é o pai do protagonista, se revela um maníaco homicida com motivações secretas. Durante toda a trama, porém, seu filho Mark se encontra alheio a esse fato, o que torna tudo ainda mais angustiante.
Além dos vilões caricatos que se passam por super heróis, ambas as séries trazem uma dose de violência gráfica no estilo Prime Video, ou seja, muito intensa. Já nos primeiros minutos de The Boys vemos imagens impactantes da namorada de Hughie sendo atropelada por A-Train, um herói super veloz. Em resultado disso, vemos seu corpo estraçalhado enquanto o sangue voa no rosto de Hughie. Por outro lado, ao final do primeiro episódio de Invencível presenciamos uma luta travada por Omni Man contra os Guardiões do Globo, que termina com a morte brutal dos 7 poderosos que defendiam o planeta terra.
Para aqueles que gostam de ver lutas, mutilações e muito sangue voando, essas duas séries são ideais. Mas as tramas vão muito além disso, contando com discussões políticas e sociais que se entrelaçam com as questões dos super-heróis. The Boys conta com duas temporadas na plataforma disponíveis no Prime Video e uma terceira confirmada. Enquanto Invincible, que teve a estreia de seu último episódio ontem (30/4), já nos assegurou mais duas temporadas que estão por vir.
Comments