top of page
  • Foto do escritorMillena Galdino

Fenômeno das músicas no TikTok: música de GA31 viraliza na Rússia

Atualizado: 16 de jul. de 2021

O aplicativo de vídeos tem se tornado um aliado de marketing para indústria musical

Gravadoras e distribuidoras se tornam parceiras da plataforma como estratégia para viralização.

Lançada há quatro anos, a rede social de compartilhamento de vídeos TikTok obteve um crescimento expressivo de usuários — influenciado pela pandemia e a busca pelo entretenimento — em 2020. A plataforma que tem alcançado em números outras redes sociais têm mostrado que pode ser uma aliada de marketing para a indústria musical.


As músicas são utilizadas para fazer coreografias — as tão famosas dancinhas do aplicativo —, desafios, dublagem ou auxiliando na produção de conteúdo. Esse último que tem gerado debates recentes até sobre o reposicionamento da rede social Instagram, que anunciou que priorizará conteúdos dinâmicos feitos por influencers em seus algoritmos.


A prova do sucesso das músicas viralizadas no aplicativo pode ser percebida nas plataformas de streaming musical, nas paradas mais tocadas no país e no exterior, como o caso da Billboard Hot 100.


As gravadoras e artistas já adotaram em planos de marketing detalhes específicos visando a repercussão que pode ser gerada no TikTok, como é o caso da música “Tipo Gin”, do cantor Kevin O Chris.


Entretanto, a rede social não viraliza apenas músicas recentes em sua circulação, mas, sobretudo, músicas lançadas há algum tempo, retornando às paradas e sendo difundidas mais amplamente — novamente, em alguns cenários. Como é o caso da música “Lésbica Futurista” da artista GA31. Lançada em 2014, como parte do álbum “Defame”, a música viralizou na Rússia gerando coreografias entre os usuários, até de maneira descontextualizada por casais heterossexuais.

A cantora, pelo contrário, curtiu o sucesso e começou a respostar em sua conta do Instagram os vídeos. O hit aumentou os streams totais da artista em 140.49% nas últimas semanas e a música chegou a ocupar o 3° lugar das 50 mais tocadas no Spotify russo.

Diferentemente das outras redes sociais, a viralização dos conteúdos no TikTok se dá pelos próprios usuários gravando a eles mesmos. Além disso, as gravadoras e distribuidoras se tornaram parceiras da plataforma como forma de obter maiores resultados em suas estratégias de marketing.

3 comentários
bottom of page