top of page
  • Foto do escritorLuana Gomes

Aprenda com arte: Veja dicas de filmes e documentários sobre o povo indígena e o povo afegão

Separamos algumas opções para você curtir neste fim de semana

Foto: Freepik

Com a volta do Talibã ao poder, no Afeganistão e a luta dos povos indígenas pelo direito de suas terras, viraram assunto nos últimos dias.


Por conta disso, além de ter uma matéria explicativa sobre a situação no Afeganistão na newsletter do portal - onde a assinatura é feita de forma gratuita, acesse aqui -, separamos ainda maneiras mais dinâmicas para adultas e crianças entenderem a situação que ocorre no país asiático e com os povos indígenas.


Clique nas fotos abaixo para acessar o trailer:


OSAMA


Durante o regime Talibã, onde as mulheres eram impedidas de trabalhar, estudar, sair de sozinhas às ruas, mostra uma menina de 13 anos se passando por um menino para sustentar sua família. Mas, seu plano acaba pode ser descoberto a qualquer momento.



Era Uma Vez Tudo Verdim



De acordo com o Laboratório de Educação, o curta metragem fala sobre as crianças do Território Indígena Pankararé no Sertão da Bahia — onde quase não chove — narram histórias de um sertão verde, “onde o ser humano não está no centro do universo e não é maior ou melhor que os pés de Jatobá, animais, terra, água, sóis ou chuvas… eles e as outras gentes vivem em harmonia com os seres Encantados, carros, aviões, animais e Tudo Verde.”



A Ganha-Pão




Parvana (Saara Chaudry) é uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela precisa se disfarçar como um menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família.


Mborayhu: O espírito que nos une


Um documentário lançado pela Fiocruz, conta a história das tradições dos povos indígenas, abrindo espaço a rezadores, pajés, parteiras e professores indígenas de aldeias da etnia Guarani-Kaiowá que vivem na região conhecida como Con sul, no Mato Grosso do Sul.



O Viajante da Meia-noite




Quando o Talibã coloca uma recompensa pela cabeça do diretor afegão Hassan Fazili, ele é forçado a fugir com sua esposa e duas filhas pequenas. Capturando sua jornada incerta, o diretor mostra, em primeira mão, os perigos enfrentados por refugiados em busca de asilo e o amor compartilhado por uma família em fuga.



A Última Floresta



O filme documenta a comunidade indígena Yanomami e retrata seu ambiente natural ameaçado na floresta amazônica. Além de exibir que a destruição da floresta Amazônica e a invasão das comunidades indígenas não se dão apenas pelos garimpeiros, mas pelos madeireiros também.








bottom of page