top of page
Maria Eduarda Vieira

O iceberg A-76, o maior do mundo, se desprende da Antártica

O imenso bloco de gelo, A- 76, tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan


Por Maria Eduarda Vieira


Novo iceberg, o A-76 Foto: European Space Agency

O maior iceberg do planeta se desprendeu da Antártica nos últimos dias formando um pedaço de gelo flutuante que tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan. O A - 76, é nomeado assim, com base na ciência que tradicionalmente nomeia os icebergs de acordo com o quadrante antártico onde foram vistos pela primeira vez, seguido de um número.

Um pouco maior do que a ilha espanhola de Mariorca, ele mede cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura.

Segundo informações divulgadas na quarta-feira (19) pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), o iceberg se quebrou no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell.

A ESA afirmou que o iceberg foi visto pela primeira vez na semana passada, pelo integrante do centro britânico de Pesquisas Antárticas, o oceanógrafo polar Keith Makinson, e a informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Gelo dos Estados Unidos, a partir da utilização de imagens do satélite Copernicus Sentinel-1, da ESA.

Os cientistas não relacionam o desprendimento com mudanças climáticas, mas sim com ciclo natural de formação de icebergs da região, grandes pedaços de gelo se quebrando em intervalos regulares. Após o derretimento não existirá elevação do nível do mar, considerando que os icebergs fazem parte de uma plataforma de gelo, diferentemente do derretimento de geleiras ou mantos de gelos, em que esses são encontrados em terra e que elevam o nível do mar quando se quebram ou derretem.


Comentarios


bottom of page