top of page
Foto do escritorMayara Beani

O caminho da cura é pela prevenção, e a melhor prevenção é a informação.

11/06 é dia do Educador Sanitário, profissional que promove cura e bem estar através do conhecimento

Imagem: Mayara Beani

O Educador Sanitário é o profissional da área da saúde que promove ações de informação e conscientização da população sobre doenças e sua prevenção. Seu papel é analisar dados estatísticos, investigar ocorrências, alertar e orientar a população e governos quanto à situação sanitária da região, promovendo ações de melhorias.


A educação sanitária tem como premissa sensibilizar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre as práticas que promovam qualidade de vida, saúde e segurança de forma individual e coletiva.


A atividade de educação da população sobre saúde e comportamento sanitário surgiu formalmente em meados dos anos 1930 e 1940, através de ações relativas às condições ambientais de destinação de resíduos – lixo e esgoto – e a prevenção à doenças como verminoses e doenças gastrointestinais. Mas muito antes disso, em meados de 1904, durante o combate à peste e à febre amarela, de forma inda um tanto truculenta e desajeitada, Oswaldo Cruz já iniciava ações educativas sobre saúde.


Na atualidade, as atividades são divididas em ações locais, conforme as características específicas de cada região como é o caso de ações ainda focadas em saneamento básico para periferias e áreas rurais – e ações estaduais, nacionais ou internacionais, como os casos do combate à Dengue, as políticas de Educação e prevenção ao HIV e o caso mais atual, o combate à pandemia do Coronavírus.

Então, quando você assiste a vídeos explicativos sobre como lavar as mãos, o jeito certo de tossir ou os benefícios do uso da máscara – são ações de Educadores sanitários; as campanhas anuais para uso de preservativos durante o carnaval, são ações de educação sanitária. Quando um agente sanitário visita sua casa, para avaliar pontos de água parada e orientar sobre medidas de combate ao mosquito aedes aegypti, é educação sanitária.


Campanha de combate às IST 2019. Fonte: Gov. do Estado de SP

Um bom exemplo atual, é a ação das equipes sanitárias da Prefeitura de Santos no combate à Chikungunya e Dengue na cidade, através de ações de inspeção em residências e localidades abandonadas, além das ações educativas por toda a cidade (leia mais em: newsfemme_surto de chikungunya em Santos )


Educadores Sanitários de Santos em ação de orientação sobre combate à Dengue e Chikungunya _ Fonte: reprodução Prefeitura de Santos

A intenção desta data, é valorizar e parabenizar o trabalho destes profissionais, que também estão muitas vezes expostos á linha de frente no combate a diversas doenças. Mas é válido um alerta, como o foco, mais do que justificado, na pandemia de COVID19, outras ações vêm perdendo força, conforme profissionais da área, e podem gerar impacto com o crescimento de outras doenças endêmicas, pela falta de acesso à informação.


Acompanhe em nosso site a série de reportagens “Além da Covid” com mais informações sobre o impacto da Covid no trabalho do Sanitarista e na prevenção de outras doenças.





Comments


bottom of page