O avanço do novo coronavírus nas favelas no Rio de Janeiro
- Femme News
- 30 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
RJ passa das 5 mil mortes ultrapassando a china e tem quase 48 mil casos

O Rio de Janeiro, nesta sexta dia 30 de maio, obtém a marca de 5 mil mortes e quase 48 mil casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o painel de atualização do coronavírus nas favelas carioca, criado pelo jornal Voz das Comunidades, foram registrados 1081 novos casos confirmados nas favelas do Rio e 254 óbitos nas últimas 24h. Com os novos casos, as favelas do Rio passaram de mil casos confirmados da doença. É atualizado a partir de informações da Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo Estadual do Rio de Janeiro e Clínicas da Família.
Pensando no coletivo, várias ONG e grupos organizados pelos próprios moradores estão se mobilizando para combater o novo coronavírus. Com a ausência de serviços básicos por parte do estado, morando em pequenas vielas ou em encostas de morros, em construções precárias várias famílias morando no mesmo lugar, as favelas são as grandes vítimas do coronavírus.
De acordo com a Rede de Observatórios de Segurança, a pandemia não impediu as operações das favelas do Rio de Janeiro, que ocorreram de forma mais frequente e ainda mais letal. Segundo o relatório, mortes em operações policiais no período tiveram uma drástica queda em março no começo da pandemia (-82,6%), e aumentaram nos últimos dois meses (aumento de 57,9% em abril e 16,7% até 19 de maio).
O Rio de Janeiro, segundo o IBGE, tem cerca de 17,2 milhões de habitantes. O número de mortes no estado é maior que o da China, país onde a coronavírus começou a se espalhar que tem quase 1,4 bilhão de habitantes e registra 4.638 mortes pelo vírus.
No dia que a capital carioca obtém a marca de mortes maior que a China, o governo do estado acertou os detalhes finais de um plano para reabrir parte do comércio e dos serviços daqui a uma semana.
Referência: Voz das Comunidades, G1, O Dia
Por Andrea Santos
Comments