O aumento da violência ao idoso na pandemia
- Femme News
- 28 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
O número de denúncias da violação aos direitos dos idosos cresce nesta quarentena
Por Andrea dos Santos

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostra uma realidade preocupante nesta quarentena. O número de agressões a pessoas idosas teve um aumento 50% durante a pandemia do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
Segundo o portal do Governo, negligência, violência psicológica e abuso financeiro e econômico estão entre os tipos de violência mais praticados contra as pessoas idosas, de acordo com dados do Disque 100 de 2019. E, com a pandemia do novo coronavírus, as denúncias de violações contra essa parcela da população tem aumentado.
“No começo de março, tivemos 3 mil denúncias. Em abril, esse índice passou para 8 mil e, em maio, foi para quase 17 mil. Isso se dá devido ao isolamento social, ao convívio maior desses idosos que estão em casa, são pessoas vulneráveis e, por isso esse aumento de denúncia”, disse o secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa.
A Fiocruz relata sobre a saúde mental na pandemia tem desencadeado alterações bruscas na vida das famílias e da sociedade em geral. Medidas de quarentena e restrições nos deslocamentos, necessárias para prevenir ou diminuir a taxa de transmissão da COVID-19, perturbam a rotina de modo geral, adicionando novos focos de tensionamento e estresse.
Comments