Realizada em 10 de maio, a iniciativa nacional envolveu mais de cem igrejas da Alemanha
O #liebegewinnt (o amor vence), é uma iniciativa nacional que conta com a participação de mais de cem igrejas alemãs, cujo objetivo é, dar sua bênção a casais homossexuais. Com início em 10 de maio, a ação é uma resposta direta à decisão do Vaticano de não aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo.
A iniciativa surgiu a partir da manifestação dos padres Burkhard Hose e Bernd Mönkebüscher, que lançaram um apelo público contrário ao posicionamento do Vaticano, e, no final de março entregaram mais de 2.600 assinaturas de religiosos em apoio à iniciativa para a Conferência Episcopal Alemã, e ao Comitê Central dos Católicos Alemães.
Em março, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), emitiu uma declaração na qual o Vaticano confirmou que a Igreja Católica não dará sua bênção a uniões homossexuais, sob a justificativa de estas não seriam parte do plano divino e de que Deus "não pode abençoar o pecado". O documento foi aprovado pelo papa Francisco.
O texto tenta distinguir o tratamento ao indivíduo da bênção ao relacionamento, 0 Vaticano defende que os homossexuais sejam tratados com dignidade e respeito, mas o relacionamento seria "intrinsecamente não ordenado". O Papa Francisco tem dado declarações a favor de proteções legais civis às uniões homossexuais, mas apenas nesta esfera, não devendo este apoio estender-se à Igreja Católica.
Em resposta a iniciativa alemã declara em seu site - "Levantamos nossas vozes e dizemos: continuaremos a apoiar as pessoas que se comprometem numa parceria e abençoamos o relacionamento delas".
A Igreja Alemã, que vem passando por uma profunda reforma, devido às acusações sucessivas de abusos sexuais por padres, como um meio de reter fieis aumentar a inclusão de mulheres e homossexuais em suas comunidades, trabalha através de um diálogo mais aberto com a comunidade, e está à vanguarda da abertura de discussões sobre temas polêmicos, como o ensino da igreja sobre homossexualidade.
A Alemanha civil, legalizou a união homoafetiva em 2017 e proibiu o que é conhecido como "terapia de conversão gay" para menores de 18 anos.
No último dia 10 - data escolhida por ter sido o dia em que Deus teria enviado a Noé um arco-íris, o símbolo da comunidade LGBT - igrejas foram adornadas com bandeiras do arco-íris, missas tradicionais, serviços de bênçãos presenciais e online foram oferecidos, e centenas de casais foram abençoados.
"A palavra latina para 'abençoar' é 'benedicere', que significa 'dizer bem'. Isso também tem a ver com reconhecimento", disse o padre Burkhard Hose.
Quer saber mais sobre o projeto? Confira em #liebegewinnt "o amor vence" .
コメント