top of page

Nuvem prejudicial de poeira saariana alcança Cuba e Flórida

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 25 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

O fenômeno que ocorre anualmente se intensificou em 2020, de acordo com especialistas


Por Carolina Gandra


Céu de uma área de Cuba com a nuvem de poeira do Saara. Foto: Yamil Lage

Uma nuvem de poeira saariana atingiu Cuba, na quarta-feira (24), e afetou a qualidade do ar na Flórida, nos Estados Unidos. É recomendável que as pessoas com doenças respiratórias fiquem em casa.


José Rubiera, meteorologista cubano, disse que a densidade da nuvem de poeira atual sobre Cuba está muito acima dos níveis normais. O meteorologista também acrescentou que a maior concentração sobre Havana, capital do país, ocorrerá nesta quinta-feira (25), continuando até sexta-feira (26).


Em Miami, no estado da Flórida, a qualidade do ar está em um nível moderado.


O fenômeno causa uma deterioração considerável na qualidade do ar, de acordo com o cientista Eugenio Mojena à agência de notícias France Presse.


O cientista relatou que a poeira do deserto do Saara possui materiais nocivos à saúde humana. Ele listou ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio, e também disse que as nuvens carregam vírus, bactérias, fungos, poluentes orgânicos, ácaros patogênicos e estafilococos.


Legenda

Ácaros patogênicos: principais criadores de substâncias que causam alergia à poeira e doenças. Estafilococos: grupo de bactérias que, quando o sistema imunológico está enfraquecido, pode causar doenças.


Fonte: Agência France-Presse


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page