Novas medidas de flexibilização para reabertura do comércio no Rio
- Femme News
- 2 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Já foram registrados 1.453.369 de casos confirmados da Covid-19 em todo o Brasil, e nas últimas 24h o Sudeste tem mortes que representam cerca de 45% do total
Por Natasha Silveira

Após 4 meses fechados em razão da pandemia, alguns estabelecimentos poderão reabrir no estado do Rio, segundo o governo. Bares, restaurantes, estúdios de tatuagem e academias de ginástica poderão voltar a realizar atendimento de acordo com nova fase de flexibilização. A prefeitura do Rio dividiu a terceira fase de reabertura em duas etapas: a fase 3A, que já se iniciou nesta quinta-feira, e a fase 3B que está prevista para o dia 10.
A nova flexibilização de reabertura permite que bares e restaurantes funcionem com metade da ocupação e sirva os clientes na mesa, salões de beleza e barbearias podem realizar serviços de depilação e tintura de cabelo, exercícios na praia poderão ser permitidos na areia e as academias estão limitadas a apenas um terço da capacidade. Entretanto, os procedimentos devem seguir as "regras de ouro" impostas para evitar a contaminação e propagação do vírus Covid-19.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou as novas medidas de reabertura na quarta-feira (1), mas afirmou: "Não há nada que celebrar, mas estamos nessa luta desde março. Sem sombra de dúvida, a baixa demanda de leitos de UTI e de enfermaria e o número de óbitos, que está estabilizado, nos mostram que tivemos um pico tenebroso em maio e que, depois, caímos para os patamares dos dias atuais".
Crivella também relatou que espera que não exista uma recaída na contaminação, para que não precise voltar atrás nas medidas restritivas: "Porque temos desemprego e crise econômica, de antes até da pandemia, e precisamos voltar às atividades".
Para reabrir as portas, os estabelecimentos terão que seguir algumas regras:
Bares e restaurantes terão que manter as mesas com 2 metros de distância entre elas, no espaço interno será permitido apenas 50% do número de mesas, self-service e música ao vivo ainda estão proibidos, uso obrigatório da máscara para clientes e funcionários, horário de funcionamento permitido, no máximo, até às 23h.
No comércio, os estabelecimentos terão que respeitar o limite de pessoas de um terço da capacidade total, com distanciamento de 2 metros entre cada pessoa, o horário será reduzido das 11h às 17h para lojas de rua e centros comerciais, nos shoppings o horário de funcionamento permanece das 12h às 20h.
Em academias, o horário poderá ser integral, mas clientes precisarão agendar seu horário para as atividades, manter a distância de 3 metros entre cada pessoa, as aulas de natação poderão ser permitidas apenas com hora marcada, as aulas de dança e de luta serão permitidas sem haver contato físico, uso obrigatório da máscara e continuará proibido frequentar a sauna, piscina, kidsroom e spa.
Os salões de beleza e barbearias poderão voltar com os serviços de depilação e tintura de cabelo desde que haja agendamento, manter o distanciamento de dois metros por pessoa e com limite de capacidade de um terço da capacidade total, permitido servir água e café, proibido serviços de massagem, limpeza de pele e maquiagem, os horários para os estabelecimentos em shoppings será das 12h às 20h e para o comércio em geral será das 11h às 17h, obrigatório o uso de máscaras em clientes e funcionário e obrigatório o uso de proteção individual (EPI's) pelos funcionários.
Comments