Popularidade da governante aumentou muito por seu combate à pandemia do coronavírus.Com 49% dos votos, Ardern conquista o maior apoio que seu partido já teve.
Neste sábado (17), a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, foi reeleita. Ardern, do Partido Trabalhista, derrotou a opositora Judith Collins, com vantagem de quase 49% dos votos. Esse é o maior apoio conquistado por um partido no país desde 1996.
A governante ficou conhecida internacionalmente pelo seu combate contra a pandemia do coronavírus. A Nova Zelândia é um dos países menos afetados pela pandemia, o país chegou a ficar 102 dias sem registrar transmissões da doença, estando atualmente livre de contaminações.
"Hoje, a Nova Zelândia mostrou que o Partido Trabalhista tem seu maior apoio e eu posso prometer uma coisa: nós seremos um partido que vai governar para cada um dos neozelandeses."disse Ardern em seu discurso de vitória.
Em julho a Universidade de Massey organizou uma pesquisa de opinião, na qual a primeira-ministra recebeu nota 8,4 de 10 em seu desempenho contra a Covid-19. Com quarentena rígida, ampla testagem e uma boa comunicação a Nova Zelândia virou exemplo mundial de combate a doença.
O país registrou pouco mais de 1.8 mil casos confirmados da doença e apenas 25 mortes.
Comments