A líder da organização acredita que o novo vírus tenha sido proveniente do Reino Unido
Neste domingo (20), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, relatou que uma nova variante da Sars-Cov 2 foi descoberta no sudeste do território britânico e também foi encontrada na Dinamarca, na Holanda e na Austrália. Segundo ela, a sua origem não foi proveniente desses países mencionados.
A líder da organização ainda declarou que acredita que a origem da nova variante seja proveniente da Inglaterra. Ela disse, ainda, que o Reino Unido havia percebido a existência da nova variante já em setembro.
"Sim. Com base nas informações que [o Reino Unido] compartilhou conosco, [surgiu] no sudeste da Inglaterra ou em Londres, sim. “É preocupante que o vírus esteja se espalhando e tenha tantas mutações”, disse ela.
Kerkhove continua explicando sobre a importância de mais estudos com sequenciamentos genéticos e sobre a provável baixa infecciosidade do novo vírus nas seguintes falas:
“Quanto mais tempo esse vírus se espalhar, mais oportunidades ele tem de mudar. Portanto, realmente precisamos fazer tudo o que pudermos agora para evitar a propagação”, falou e acrescentou:
"Compreendemos que o vírus não causa infecções mais graves com base nas informações preliminares que o Reino Unido compartilhou conosco, embora esses estudos estejam em andamento para examinar pacientes hospitalizados com esta variante”, disse ela.
Comments