top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

Niterói e São Gonçalo precisam suspender a vacinação da população por falta de doses

Com doses apenas para os profissionais de saúde em linha de frente, a imunização da população precisa ser suspensa até que cheguem novas remessas

Foto: Divulgação/Douglas Macedo (Prefeitura de Niterói)

A campanha de imunização contra a Covid-19 precisou ser suspensa em Niterói e em São Gonçalo pela falta de doses da vacina. Na manhã da última segunda-feira (8), moradores confirmaram que as policlínicas do Barreto, do Vital Brazil, de Itaipu e de São Lourenço não possuem mais as doses para aplicar na população. Na última semana, a prefeitura anunciou que iniciaria a vacinação para os idosos com mais de 88 anos.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói alegou que o estoque de vacina está esgotado nos quatro postos de saúde e que já enviou uma solicitação ao Governo do Estado para que sejam enviadas mais doses para continuar imunizando a população. Porém, ainda não foram informados de quando haverá uma nova remessa das doses e precisarão aguardar que o Governo Federal faça a distribuição das doses para os estados.


"Hoje levei meu pai de 88 anos e voltei pra casa se vaciná-lo. Dava dó ver a condição de alguns idosos na fila. A prefeitura de Niterói precisa melhorar muito esse programa de vacinação. Falta planejamento, transparência e empatia", disse um internauta nas redes sociais.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, continuarão sendo vacinados os idosos a partir de 88 anos que estejam acamados, onde deve ser agendado pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com, informando o nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, telefone para contato e a condição de saúde do idoso. Até o momento, a prefeitura possui 11.620 doses de vacina estocada apenas para aplicar na segunda fase de vacinação dos profissionais que atuam na linha de frente, que se iniciará nesta semana nos hospitais.


Em São Gonçalo a situação não é diferente, a campanha de imunização do público foi suspensa na última sexta-feira (5) também pela falta de doses. O município segue aplicando as doses somente nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.


No posto de saúde do Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, um funcionário avisou aos que formavam fila: "A vacina acabou na sexta-feira. No site da prefeitura não tem nada, eu só vim avisar vocês. Acabou na sexta-feira e não tem previsão de chegada. São Gonçalo não tem vacina".


Além disso, muitos moradores não sabiam a que grupo pertenciam no plano de vacinação e reclamaram da falta de informação do município. "São Gonçalo não tá dando informação nenhuma dessa vacina. No Rio tem um calendário, eu to acompanhando, mas aqui não tem, por isso eu vim aqui hoje. Sexta veio gente da Região dos Lagos e até de Macaé." disse Alcides Rodrigues em entrevista ao G1.


A prefeitura de São Gonçalo iniciou a vacinação dos idosos acima de 90 anos na semana passada, assim como dos profissionais de saúde em qualquer idade. De acordo com a prefeitura, o município recebeu trabalhadores de outras cidades para receberem a vacina, ocasionando na falta de doses. "Pessoal do Rio veio pra cá, tem direito, tá vacinando. Mas tomou a frente de quem é daqui", relatou Manuel Fiuzi, comerciante em São Gonçalo.


No sábado (6), o Ministério Público do Rio enviou uma notificação para o secretário Municipal de Saúde, André Vargas, para que ele apresente uma justificativa da vacinação de grupos antecipados apesar das poucas doses de vacina.


Opmerkingen


bottom of page