Natura e Thammy Miranda viram alvo de críticas e transfobia nas redes sociais depois de propaganda
- Femme News
- 28 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Internautas e famosos rebatem comentários raivosos e transfóbicos sobre Thammy, e ressaltam: mais de 5 milhões de crianças brasileiras não tem o nome do pai na certidão
Por Natasha Silveira

Logo após a Natura anunciar Thammy Miranda para a propaganda do comercial comemorativa na campanha de Dia dos Pais, diversos ataques de mensagens transfóbicas à empresa e a ele surgiram nos perfis das redes sociais. A campanha feita pela Natura trouxe a hashtag #MeuPaiPresente e realizou um debate sobre a presença dos pais na vida dos seus filhos, no qual Thammy Miranda estrelou sendo pai de Bento, de 6 meses, com a sua esposa Andressa Ferreira.
A publicação feita pela Natura foi alvo de diversas críticas no perfil da empresa, por outro lado, muitos internautas saíram em defesa de Thammy contra a transfobia e ressaltando o drama existente no abandono parental. Um levantamento feito em 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça demonstrou que 5,5 milhões de crianças brasileiras não possuem o nome do pai na certidão de nascimento.
Um dos comentários a respeito da campanha foi feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, em seu Twitter que utilizou a rede social para criticar a campanha, mesmo sem ter mencionado o Thammy. O parlamentar compartilhou sua opinião sobre o caso relatando "Mulher como garoto propaganda do dia dos pais, depois homem para o dia das mães e quem falar o contrário já sabe, né? É gado, é pessoa raivosa, discurso do ódio e fake news. Assim vão te calando e empurrando goela abaixo uma conduta totalmente atípica para padrões brasileiros".
Em outros comentários à empresa, alguns internautas dizem que “daqui uns dias será crime ser hétero”. Ainda utilizaram fotos de Thammy antes da transição de gênero e o chamaram de ‘transformers’. Um usuário do Twitter compartilhou “Você, pai conservador, concorda com a campanha da Natura para o Dia Dos Pais usando a Thammy Miranda como ‘garoto’ propaganda?“, o post já recebeu cerca de 900 respostas e retuítes até a tarde desta segunda-feira (27).
A assessoria de imprensa da Natura emitiu uma nota ao portal Claudia informando "A Natura acredita na diversidade. Esse valor está expresso em nossas crenças há mais de vinte anos, estando sempre presente em nossas campanhas publicitárias e projetos patrocinados. A campanha de Dia dos Pais mergulha na rotina desafiadora que todos estão vivendo durante a quarentena e mostra como esse intenso convívio pode fortalecer a relação entre pais e filhos, mostrando que a presença paterna é o maior presente. É um convite para ampliar as representações do homem contemporâneo a viver sua masculinidade de forma mais aberta e leve."
Thammy também se pronunciou em suas redes sociais e repostou um vídeo feito por sua mãe, Gretchen, que partiu em sua defesa sobre as críticas. "Eu preferi nem escrever, preferi gravar um vídeo, porque é o seguinte: Meu filho foi contratado pela Natura para fazer a campanha do Dia dos Pais porque ele é um pai de verdade. Porque é um presente, um pai que sustenta, um pai que ama, porque é um pai que cuida de seu filho, que protege sua mulher, é um pai que está do lado do filho e da mulher, é um pai de verdade."
Thammy realizou uma série de vídeos falando sobre o caso e afirmou "as pessoas, quando criticam as outras, falam muito mais sobre elas do que sobre minha minha pessoa". E prosseguiu ao escrever em seu Twitter "Amor, respeito, afeto e coragem são coisas que precisamos para enfrentar a vida."
A esposa de Thammy, a empresária Andressa Ferreira, informou em entrevista ao site Universa que acredita que mesmo com as críticas recebidas, o marido faz parte de um papel fundamental para as mudanças que a sociedade está precisando. "Acredito que a história de vida do Thammy traz uma missão. Ele vai deixar um legado de uma nova fase, da história que a gente está vivendo de quebra de preconceitos e de novos valores. Vai deixar uma lição de vida de que o que importa é o amor, a fé e a bondade."
Outra pessoa a sair em defesa de Thammy foi a comentarista e apresentadora da CNN Brasil, Gabriela Prioli, que relatou em seu Twitter: "Tantas crianças filhas de homens cis heterossexuais precisando de um pai como o @ThammyReal. Se todos os pais fossem como o Thammy, não teríamos tantas mães solo, tantas crianças abandonadas. Tenham vergonha na cara."
Comentarios