NASA anuncia descoberta de água na superfície da lua
- Nadja Abrahão
- 27 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Descoberta se deu graças ao observatório SOFIA, telescópio de 2,74 metros, montado em um boeing 747

A NASA (agência espacial norte-americana) declarou à imprensa na tarde da última segunda-feira (26), que existe a presença de água na superfície iluminada da lua. A descoberta aconteceu através da utilização do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA, na sigla em inglês).
As moléculas de água (H2O) estão localizadas na Cratera Clavius, no hemisfério sul da lua, que fica exposta ao sol e é uma das partes mais visíveis a partir da Terra. Anteriormente, já haviam sido identificados vestígios de água em estado sólido (gelo) onde a luz solar não chega. Ainda de acordo com a NASA, não se sabe em qual estado as moléculas de água estão, entretanto, análises iniciais apontam forma de vapor preso no solo.
A quantidade é de 100 vezes menos água do que existe nas areias do deserto do Saara, mas só o fato de sua existência, já traz novas perspectivas para missões tripuladas no futuro, além de combustível para foguetes.

O observatório SOFIA, responsável pela descoberta, é um telescópio com visão de infravermelho, montado em um Boeing 747 que é capaz de captar imagens do sistema solar e do universo de forma mais ampla. Em suas próximas excursões, o SOFIA irá procurar por água em outros locais iluminados pela luz solar e em diferentes fases lunares para tentar descobrir como surgem e se armazenam as moléculas de água.
Comments