top of page

Mães com o novo coronavírus devem amamentar o bebê?

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 4 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

OMS afirma que vírus não foi encontrado no leite de mães infectadas


Por Clara Maria Lino

Benefícios da amamentação superam riscos de transmissão do vírus. Foto: Reprodução/Internet

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) as vantagens do leite materno predominam os riscos de transmissão do novo coronavírus entre as mães e os bebês através da amamentação.


O tema foi abordado pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta sexta-feira (31) em coletiva de imprensa virtual.

"A OMS estudou cuidadosamente os riscos para as mulheres de transmitirem a Covid-19 para seus bebês quando amamentam. Sabemos que as crianças correm um risco relativamente baixo da doença, mas estão altamente expostas a outras doenças e outros problemas prevenidos pelo ato de amamentar. Os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial de transmissão", relatou o diretor na coletiva.


Além da OMS, também a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar veem maiores benefícios deste ato caso a família siga as medidas sanitárias necessárias para o momento da amamentação.


Caso a mãe teste positivo para a Covid-19, mas esteja em bom estado e se adeque às medidas de higiene, não só pode como deve amamentar o bebê. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta atenção às gotículas respiratórias enquanto haja contato com a criança.


Entre as recomendações estão: usar a máscara durante todo o período de contato com o bebê, evitar falar ou tossir, em caso de tosse ou espirro deve-se trocar a máscara imediatamente, mudar a máscara a cada nova mamada, lavar as mãos 20 segundos antes de estar com a criança e ter essa mesma atenção ao retirar o leite.


O diretor do Departamento de Saúde e Pesquisa em Reprodução da OMS, Anshu Banerjee, relata que até hoje, não há risco de transmissão do vírus entre as mães e os bebês.

"Até o momento, não conseguimos detectar o vírus vivo no leite materno. Então, o risco de transmissão de mãe para filho não foi estabelecido", disse Banerjee.

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page