Mulheres trabalham mais na quarentena
- Femme News
- 5 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Em uma sociedade que atribui as tarefas doméstico à elas
Por Andrea dos Santos

A rotina dos afazeres domésticos se tornou uma tarefa árdua para diversas mulheres nesta quarentena. Todos os integrantes da família encontram se com a casa cheia e os serviços triplicam, é um malabarismo diário. “Aumentaram as tarefas de cuidado que já recaíam sobre as mulheres, além de diminuir a rede de apoio formada pelo auxílio de avós e familiares”, explica Tayná Leite, consultora da ONU Mulheres.
Mesmo antes desta pandemia, segundos dados do IBGE, as mulheres trabalham, em média, três horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Mesmo assim, e ainda contando com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens.
A pesquisa ONU Mulheres, divulgada em abril, verificou o aumento na jornada de trabalho, que em alguns casos chegou a quadruplicar durante a quarentena. O estudo faz parte do relatório Mulheres no Centro da Luta Contra a Covid-19, e mostra que as mulheres vêm sofrendo com o aumento da violência doméstica, o trabalho em casa (home office) e os cuidados domésticos.
No Brasil, os trabalhos domésticos, na sua grande maioria, ainda são feitos por mulheres que se desdobram entre trabalho, casa e muitas ainda estudam e tem que cuidar dos filhos, ainda não há uma divisão igualitária nas obrigações familiares entre homens e mulheres.
Comments