Movimento antifascista: entenda o conceito
- Femme News
- 2 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Você provavelmente escutou sobre esse tema nos últimos dias, certo? Você sabe o que é fascismo, o movimento antifascista, a origem dele e a bandeira? Nesse conteúdo, o Femme News vai te explicar as principais dúvidas sobre esse movimento.

Primeiramente, o que é fascismo?
O fascismo é um movimento político e socioeconômico que teve início na Itália, na década de 1920, pelo comando de Benito Mussolini. Esse regime caracterizava-se em defender o autoritarismo, no qual o líder do governo possuía poder absoluto. As pessoas adeptas ao movimento exaltavam a sua nacionalidade em detrimento de outras, apoiavam o militarismo e a expansão de territórios. Além disso, o Estado interferia em todos os setores da sociedade e censurava os meios de comunicação.
Atualmente, são consideradas fascistas as pessoas que apoiam as ideias anteriores, além de movimentos xenofóbicos, misóginos, racistas ou homofóbicos.
Então, o que é o movimento antifascista?
Em suma, a “Antifa” - abreviação de antifascista - é uma prática política de esquerda e, às vezes, de extrema-esquerda. Essas pessoas tem como objetivo combater a extrema-direita e o fascismo por qualquer meio necessário, incluindo a violência. Nos dias atuais, o movimento não possui líder.
Origem do movimento antifascista
O movimento surgiu na Alemanha como um grupo ativista para combater o nazismo alemão, na década de 1930. Nos Estados Unidos, reapareceu depois da eleição do presidente Donald Trump, em 2016, para combater grupos da extrema-direita.
A bandeira

Inicialmente, o símbolo era totalmente vermelho, representando somente o comunismo. Com o passar do tempo, ele se tornou a imagem ilustrada acima: duas bandeiras, uma preta e outra vermelha, essas cores especificamente para retratar o anarco-comunismo.
Referências: Folha PE; NY Times; Toda Matéria ; ComCiencia
Por Carolina Gandra
Comments