top of page
Foto do escritorBruna Ferreira

Morre aos 87 anos Ruth Bader Ginsburg juíza mais antiga da Suprema Corte dos EUA

O ícone ‘Notorious R.B.G’ morreu em casa nesta sexta-feira (18) vítima de um câncer


Imagem: The Washington Post

A mais antiga juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, morreu nesta sexta-feira (18), aos 87 anos, de acordo com o comunicado a juíza teria falecido em casa e a morte se deu por complicações decorrentes do câncer de pâncreas.


Ginsburg foi diagnosticada com câncer em 2019, mas já havia passado por um tratamento. Em 1999, recebeu diagnóstico de câncer de cólon, e também teve que enfrentar um câncer de pâncreas em 2009. Além ter sido tratado um câncer no pulmão em dezembro de 2018.


Ruth Bader Ginsburg é um nome de referência entre os liberais americanos, teve sua história contada em livros e filmes, além de ter se tornado um ícone pop. Em 1956, ela foi uma das mulheres mais jovens matriculadas na Faculdade de Direito em Harvard, depois transferiu o curso para a Universidade de Columbia e se tornou a primeira mulher a trabalhar em revistas de leis das duas faculdades.


Foi nomeada para o Tribunal de Apelações do EUA para o Distrito de Columbia em 1980, pelo presidente Jimmy Carter. Em 1993, foi nomeada pelo então presidente Bill Clinton para a Suprema Corte, ela foi a segunda mulher a ocupar uma posição na mais alta Corte dos Estados Unidos.


R.B.G. defendeu casos marcantes, ganhou muito fãs o que a fez ganhar o apelido de ‘Notorious R.B.G.’.


A morte da juíza abre uma porta para que Donald Trump consiga indicar um juíz com tendência conservadora, o que preocupa os liberais.


Comments


bottom of page