Ministério da Damares exclui dados de violência policial
- Femme News
- 13 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Governo Federal tira violência policial do relatório sobre violação de direitos humanos
Por Andrea dos Santos

O Ministério da Família, mulher e Direitos Humanos retirou dados sobre violência policial. O relatório divulgado anualmente pelo órgão sobre denúncias recebidas pelo governo federal, por meio do Disque 100 referente ao ano de 2019, omitindo dados de violência policial no primeiro ano de gestão do presidente Jair Bolsonaro.
O Disque 100 tem a competência de receber, examinar, encaminhar denúncias e reclamações, contribuindo na resolução de tensões e conflitos sociais que envolvam violações de direitos humanos, além de orientar e adotar providências para o tratamento dos casos de violação do mesmo, podendo agir de ofício e atuar diretamente ou em articulação com outros órgãos públicos e organizações da sociedade.
A retirada dos dados interrompeu uma série histórica que já tinha pelo menos três anos e que apontava para um crescimento da violência policial no Brasil.
Em nota, o Ministério afirmou que "os dados referentes às denúncias de violações de Direitos Humanos tendo por suspeito agentes de segurança não foram divulgados pois foram identificadas inconsistências em seus registros". O Ministério ainda confirmou que os dados serão divulgados futuramente, mas não informou quando.
Comments