top of page

Metade dos domicílios no Brasil não tem acesso ao serviço de esgoto

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 22 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Quatro em cada dez municípios não têm serviço de esgoto no país das 27 unidades da federação, só seis tem esgoto


Por Andrea dos Santos


Imagem: Reprodução/ pixabay

Foi divulgado pelo IBGE na quarta-feira (22), que aproximadamente 34,1 milhões de domicílios não possui serviço de esgoto sanitário no Brasil, o que representa 49,9% do total. As informações são resultado do cruzamento de dados com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Apenas na região Nordeste são 13,6 milhões de domicílios que não possuíam o serviço, representando 74,6% do total da região.


Cerca de 40% da água utilizada no Brasil em 2017 foi desperdiçada pela incursão no sistema de distribuição de água até a chegada ao consumidor. Além disso, 5,5% do volume de água distribuído no país não recebe tratamento antes de chegar à população.

Segundo a gerente da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), Fernanda Malta afirma “houve a ampliação de serviços de esgotamento sanitário mais que dobrou em quase trinta anos na região Nordeste, passando de 26,1%, em 1989, para 52,7%, em 2017.


“Quando falamos que o município tem o serviço, apontamos que ele tem ao menos uma prestadora do serviço de esgoto sanitário. Com isso não estamos dizendo que todos os domicílios têm o atendimento quando o serviço existe no município. Pode haver uma executora naquele município sem que haja a universalização do serviço”, explica Fernanda.

Em 11 das 27 unidades da federação, mais da metade dos municípios possuíam rede coletora de esgoto só seis tem esgoto em mais da metade das residências: São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Goiás.


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou na semana passada o novo marco regulatório do saneamento básico, medida que estimula a participação da iniciativa privada no setor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page