top of page

Maud Wagner, a primeira tatuadora reconhecida nos EUA

Foto do escritor: Femme NewsFemme News

Uma das primeiras pessoas a aplicar a técnica “hand poked”


Por Luana Gomes


Em fevereiro de 1877, nascia Maud Stevens Wagner, a primeira mulher no mundo da tatuagem, a ser reconhecida por esse feito, nos Estados Unidos.

Maud era uma artista de circo, trabalhava como trapezista e contorcionista, rodou o país, se apresentando em diversos espetáculos.


Por volta de 1904, em uma de suas viagens, Maud conheceu Gus Wagner. Um tatuador que se apresentava como “o homem artisticamente mais marcado da América”. Gus tinha mais de 250 tatuagens pelo corpo.


Gus ficou encantado com Maud, por conta disso, a convidou para um encontro, mas só obteve resposta positiva, após prometer ensiná-la a tatuar. Alguns anos depois, os dois se casaram e tiveram uma filha chamada Lovetta Wagner.


A pequena Lovetta, de apenas 9 anos, já começava a tatuar por influência de seus pais. Sua mãe impediu que Gus, seu pai, a tatuasse. Algum tempo depois, Gus faleceu, e Lovetta decidiu que não seria tatuada por ninguém, já que não havia tido a chance de ter sido por seu pai.

Anos mais tarde, ela seguiu a carreira de seus pais, no mundo da tatuagem.


Mesmo depois da invenção da máquina elétrica, Maud era adepta da técnica “hand poked”, que consiste em desenhos criados ponto a ponto, completamente artesanal.


O casal viajou por todos os EUA, trabalhando como tatuadores e tatuados, se apresentando como atrações em casa de show, feiras e salões de jogos. Eles foram responsáveis por levar a arte gravada na pele, para outros lugares do país americano.



(Técnica Hand Poked)












*Fontes: followthecolours.com.br


Commentaires


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page