Marcado na História: Relembre seis grandes jogos do futebol brasileiro
- Femme News
- 27 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
O Dia Nacional do Futebol se aproxima, e em tempos de pandemia, confira uma seleção de partidas marcantes ao longo da história
Por Julia Mota

No dia 19 de julho é celebrado o Dia Nacional do Futebol. Ao longo desses anos, ocorreram diversas partidas marcantes no Brasil, algumas mostrando que não somente a técnica ou o time mais repleto de craques vence. Afinal, o futebol é uma caixinha de surpresas, e o jogo só acaba quando o juiz apita.
Logo abaixo você pode relembrar seis desses grandes duelos e matar um pouco da saudade do futebol. De empates a vitórias inacreditáveis, aquelas partidas que são contadas de geração em geração, independente do time de coração.
Brasil 3 x 1 Uruguai (Copa do Mundo 1970)
Após o fantasma da eliminação em 1950, dentro do Maracanã, a Seleção Brasileira derrotou o Uruguai nas semifinais, garantindo a vaga na decisão contra a Itália. Vitória considerada por muitos como a vingança brasileira, foi possível pelos gols de Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino, peças de uma escalação eternizada na história, dando o terceiro título mundial para nosso país.
Flamengo 2 x 3 Fluminense (Campeonato Carioca 1995)
Impossível falar de um Fla-Flu sem citar o clássico gol de barriga de Renato Gaúcho, que deu o título do Campeonato Carioca para o tricolor. No ano do centenário rubro-negro, a equipe que tinha o craque Romário, levou a pior no confronto. O Flamengo jogava pelo empate, e quando a vitória parecia certa, Renato Gaúcho acabou com o jejum de títulos da equipe do Fluminense.

Vasco 1 x 1 River Plate (Libertadores 1998)
Em jogo difícil, válido pela semifinal da Taça Libertadores, Juninho Pernambucano saiu do banco de reservas e decidiu o jogo, empatando e levando o Vasco da Gama à final. O gol de falta, no Estádio Monumental, virou até música da torcida vascaína.
Santos 4x5 Flamengo (Campeonato Brasileiro 2011)
Marcado pelo duelo Neymar x Ronaldinho Gaúcho, com direito a hat-trick e embaixadinha de goleiro, essa partida é considerada épica por muitos. A equipe santista, recém campeã da Libertadores, saiu na frente, marcando 3x0 no placar logo no início do primeiro tempo. Antes dos minutos finais da primeira etapa, o Flamengo conseguiu o empate e foi para o intervalo mais tranquilo. Na segunda etapa da partida, as duas equipes marcaram e vimos novamente um empate. Com direito a hat-trick, Ronaldinho vira e dá a vitória para a equipe rubro-negra. O terceiro gol santista, feito por Neymar, garantiu ao jovem craque o prêmio Puskas.

Corinthians 1 x 0 Chelsea (Mundial de Clubes 2012)
Último campeão brasileiro do Mundial de Clubes da Fifa, o clube paulista, comandado pelo técnico Tite, bateu o Chelsea com gol de Guerrero e brilhante atuação de Cássio, no Japão, conquistando seu bicampeonato mundial.
Flamengo 2 x 1 River Plate (Libertadores 2019)
Em 23 de novembro, em Lima, a virada histórica sobre o time argentino para reforçar aquela velha rivalidade entre Brasil x Argentina. Gabriel Barbosa, o Gabigol, aos minutos finais foi o responsável por dar o bicampeonato da Taça Libertadores para o rubro-negro, após 38 anos. Depois do River Plate abrir o placar ainda no início do primeiro tempo, o centroavante marcou dois gols em três minutos, aos 43 e 46 da etapa final.
Comments