top of page
Marina Marques

Lockdown de 13 dias é decretado na Baixada Santista

Restrições são estabelecidas entre os dias 23 de março e 4 de abril para evitar o colapso no sistema de saúde


Por Marina Marques

Créditos: Agência Brasil

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) se reuniram de forma virtual na última sexta-feira (19) e aprovaram a implementação do lockdown, começando no dia 23 de março, terça-feira, até o dia 4 de abril, no domingo de Páscoa.


O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) decretaram algumas restrições, só será permitida a circulação de pessoas e veículos para emergências, como a compra de remédios, atendimento ou socorro médico de pessoas e animais, o embarque e desembarque em terminais rodoviários e prestações de serviços permitidas por cada município.


O anúncio de restrições e de lockdown foi feito pelo prefeito de Santos e presidente do Condesb, Rogério Santos, em nota ao site da prefeitura da cidade, deixando claro os motivos para tais decisões. "São medidas duras mas que, infelizmente, temos que tomar agora para preservar vidas. Os especialistas em Saúde nos passaram um quadro assustador no encontro realizado quinta-feira".


As vias públicas serão bloqueadas, com membros da guarda militar e policiais fazendo verificação dos veículos e das pessoas, checando se há autorização para

circular. Além da suspensão da operação descida do sistema Anchieta-Imigrantes, anunciado pelo Governador do Estado de São Paulo, João Dória, como forma de desestimular as pessoas de irem às praias, em razão dos feriados adiados na capital, também com o objetivo de conter o avanço da Covid-19.


Permissões e restrições


Cada cidade da Baixada Santista deve se pronunciar sobre os serviços e restrições, porém, há uma lista em comum acordo das nove cidades, sobre algumas proibições e regras.


As pessoas que estiverem circulando em vias públicas, precisarão comprovar através de documentos como notas fiscais ou prescrições médicas, holerite e carteira de trabalho, ou qualquer comprovação de urgência para justificar sua saída durante esses dias. O transporte público funcionará de forma reduzida durante a manhã e o final dos dias, sendo que aos finais de semana e feriados, o transporte coletivo não irá funcionar, cada cidade deve definir os horários de circulação.


Feiras livres, estabelecimentos de hospedagem e drive-thru estarão proibidos. Os hotéis, pousadas e pensões só podem atender clientes corporativos, porém, com toda a área de lazer fechada.


Supermercados irão funcionar com 70% da capacidade dos produtos essenciais, funcionando até as 20h, podendo funcionar aos finais de semana apenas como delivery. O mesmo se aplica a padarias, mercearias e açougues. Estabelecimentos com serviços de entrega podem funcionar apenas de portas fechadas, com 30% dos funcionários e até às 22h.


Serviços 24 horas seguem funcionando normalmente, como alguns postos de combustíveis, farmácias, serviços de transportes individuais e de mercadoria, atividades de segurança, autoatendimento de banco (caixas).


Comments


bottom of page