Junho Vermelho: Campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue
- Femme News
- 3 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Entenda porque cultivar essa cultura solidária que salva vidas

Durante o mês de junho, com o frio, as doenças respiratórias, férias escolares e comemorações juninas, o número de doações nos hemocentros cai 30% em média. Por isso, o movimento Eu Dou Sangue, lançou em 2015 a campanha do Junho Vermelho, que se mantém até hoje, visando aumentar os estoques dos bancos de sangue do país.
A ação anual desenvolve a consciência solidária do cidadão e apresenta a importância de aumentar o número de doadores, já que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população é voluntária na causa.
A situação torna-se ainda mais delicada diante da pandemia de coronavírus. Desta forma, o Hemorio também iniciou nesta segunda-feira(01), a coleta de sangue residencial, para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social neste delicado período.
É necessário ressaltar que qualquer pessoa pode precisar de transfusão de sangue em algum momento da vida, seja por conta de um acidente, problema de saúde, cirurgia. É vital que se tenha um estoque para todos os casos.
“Durante a entrevista que antecede a doação de sangue, que é sigilosa, é avaliado o estado de saúde do doador, visando à proteção de sua saúde e da saúde do receptor e, ainda, são utilizados produtos descartáveis no processo de doação”, esclarece Flávio Vormittag, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde.
Se interessou pela causa? Entenda as condições para doar sangue:
- Ter entra 16 e 69 anos (menores com autorização do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50kg e estar em bom estado de saúde;
- Estar descansado;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não esteja de jejum;
- O candidato deve estar descansado durante o momento da doação.
No dia 14 de junho comemora-se oficialmente o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Comemore fazendo sua parte. Procure o Hemocentro mais próximo e DOE!
Por: @pauladsdo (Paula Santos)
Comments