top of page
Foto do escritorFemme News

Jorge Amado completaria 108 anos hoje (10)

Nascido na Bahia, em 1912, Jorge é autor de grandiosas obras como Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela. Também, é lembrado por garantir a liberdade religiosa no Brasil


Por Raissa Martins


Jorge Amado. Foto: Revista Movimento

Em 10 de agosto de 1912, nascia Jorge Leal Amado de Faria, escritor de suma importância na história da literatura nacional. Um dos autores brasileiros com o maior número de obras traduzidas. O autor com mais adaptações do teatro, da TV e do cinema. Neste dia, o escritor global Walcyr Carrasco, publicou uma homenagem para Amado em sua rede social e relembrou a adaptação de "Gabriela".


Foto: Fundação Casa de Jorge Amado

Nascido no Sul do Estado da Bahia, Jorge Amado era filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado. Seu primeiro romance publicado foi O país do carnaval, em 1931. O segundo foi Cacau, no ano de 1933.


Eleito membro da Assembleia Constituinte em 1945, na legenda Partido Comunista Brasileiro (PCB), Amado se tornou o deputado com maior quantidade de votos em São Paulo. No mesmo ano, pôs em vigor a lei que assegura o direito à liberdade de culto religioso.




No Twitter, o escritor de novelas globais Walcyr Carrasco prestou homenagem à Jorge Amado. "Grande escritor Jorge Amado, baiano, natural de Itabuna. Completaria 108 anos hoje. Eu compartilho muito da visão de mundo dele, tanto que tive o prazer de adaptar "Gabriela" para a televisão, em 2012. Quem lembra? Salve o nosso amado Jorge", comemorou Walcyr.


Comments


bottom of page