Nascido na Bahia, em 1912, Jorge é autor de grandiosas obras como Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela. Também, é lembrado por garantir a liberdade religiosa no Brasil
Por Raissa Martins
Em 10 de agosto de 1912, nascia Jorge Leal Amado de Faria, escritor de suma importância na história da literatura nacional. Um dos autores brasileiros com o maior número de obras traduzidas. O autor com mais adaptações do teatro, da TV e do cinema. Neste dia, o escritor global Walcyr Carrasco, publicou uma homenagem para Amado em sua rede social e relembrou a adaptação de "Gabriela".
Nascido no Sul do Estado da Bahia, Jorge Amado era filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado. Seu primeiro romance publicado foi O país do carnaval, em 1931. O segundo foi Cacau, no ano de 1933.
Eleito membro da Assembleia Constituinte em 1945, na legenda Partido Comunista Brasileiro (PCB), Amado se tornou o deputado com maior quantidade de votos em São Paulo. No mesmo ano, pôs em vigor a lei que assegura o direito à liberdade de culto religioso.
No Twitter, o escritor de novelas globais Walcyr Carrasco prestou homenagem à Jorge Amado. "Grande escritor Jorge Amado, baiano, natural de Itabuna. Completaria 108 anos hoje. Eu compartilho muito da visão de mundo dele, tanto que tive o prazer de adaptar "Gabriela" para a televisão, em 2012. Quem lembra? Salve o nosso amado Jorge", comemorou Walcyr.
Comments