top of page

Irã emite mandado de prisão contra Donald Trump

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 29 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

O pedido à Interpol foi feito por causa do assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, morto no Iraque em ataque dos Estados Unidos


Por Carolina Gandra

Donald Trump (esquerda) e Qasem Soleimani (direita). Foto: Leah Millis/Reuters; Office of the Iranian Supreme Leader via AP

A Justiça do Irã emitiu um mandado de prisão contra Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e outras 35 pessoas pelo ataque de drone que matou o general Qasem Soleimani. Além disso, a justiça iraniana pediu ajuda à Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal.

De acordo com a Fars, agência de notícias iraniana, a confirmação foi feita por Ali Alqasimehr, promotor de Teerã, nesta segunda-feira (29).


Ali Alqasimehr confirmou que os mandados foram emitidos sob acusação de assassinato e de ação terrorista. As outras pessoas ainda não foram identificadas.

Em nota à CNN, a Interpol afirmou que a organização é proibida de realizar qualquer intervenção ou atividade de caráter político, militar, religioso ou racial.


Brian Hook, o enviado dos EUA para o Irã, descreveu a atitude como um "golpe de propaganda".

"Nossa avaliação é de que a Interpol não intervém e emite avisos vermelhos baseados em natureza política", disse Hook em entrevista coletiva na Arábia Saudita.


"Isso é de natureza política. Isso não tem nada a ver com segurança nacional, paz internacional ou promoção da estabilidade. É um golpe de propaganda que ninguém leva a sério", afirmou.


A morte do general Soleimani, no dia 3 de janeiro, quase provocou um conflito armado entre o Irã e os Estados Unidos em Bagdá, no Iraque. Após o assassinato, o Irã prometeu uma retaliação.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page