Cursos de tecnologia e administração estão com inscrições abertas até 4 de setembro
Por Beatriz Catão
O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu 1.140 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos com foco no público jovem, adulto e pessoas com deficiência. A distribuição de vagas foi organizada de maneira que atendesse a demanda de todas as unidades do país, então há 840 vagas na Grande São Paulo (SP), 100 vagas em Belo Horizonte (MG), 100 em Joinville (SC) e 100 no Rio de Janeiro (RJ).
Devido à pandemia do novo coronavírus, o IOS criou uma edição especial dos seus cursos tradicionais. Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Educação e as diretrizes de saúde de cada um dos estados onde atua, as aulas serão online e com encontros presenciais nas unidades. E, pensando nos alunos que não possuem condições de ter ensino remoto, o instituto oferecerá um chip de dados com acesso a internet para os alunos matriculados, com uso exclusivo à plataforma de aprendizagem do IOS.
Atualmente estão disponibilizados quatro cursos: Gestão Empresarial com software ERP (TOTVS); Montagem e Manutenção de Computadores; Introdução à Programação Web; Atendimento ao Cliente com Plataforma Zendesk. Cada curso tem duração de quatro meses e todos possuem conteúdos de português, matemática, aulas práticas nos softwares, empregabilidade, comportamento (soft skills), educação digital e conceitos administrativos e corporativos.
Poderão participar jovens de 15 a 29 anos, sendo necessário consultar a unidade que atenda a sua idade, e pessoas com deficiência a partir dos 16 anos, que estejam cursando ou que já concluíram o Ensino Médio, preferencialmente na rede pública de ensino.
As inscrições estarão abertas até dia 4 de setembro e ocorrerão de forma online, através do site: http://ios.org.br/cadastros/. O candidato que atender o perfil será chamado para comparecer na unidade desejada, onde será feita uma entrevista agendada e aplicado um formulário para verificar o nível de conhecimento dele.
Todos os cursos são totalmente gratuitos; os alunos recebem materiais, uniformes e o certificado de conclusão sem nenhum custo adicional. Após o curso, o IOS mantém um vínculo com os alunos aprovados e guarda os currículos de cada um no seu banco de empregabilidade, onde serão trabalhados por um período de três anos.
Comments