Introdução à economia: bolsa de valores
- Femme News
- 1 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
O que é preciso para investir, seus riscos e benefícios e muito mais
Por Ana Modesto

Primeiramente, diferente do que muitos pensam, não precisa ser rico para investir. Qualquer pessoa com uma quantia, até pequena de renda, pode se arriscar na bolsa.
Você deve saber que, com esse ambiente, você pode tanto se sustentar e garantir sua própria independência como também acompanhar o mercado. E apesar de muito possível enriquecer com a bolsa, a possibilidade de perder tudo existe e por isso, você precisa tomar cuidado e conhecê-la bem! Mas o que é a bolsa de valores?
Bolsa de valores consiste em um ambiente online destinado a negociar valores mobiliários que possuem ações, títulos públicos e commodities. E ela é a responsável por fazer a compensação, registro e a atualização dos papéis dentro desta plataforma. Ou seja, esse é um lugar onde você pode vender e comprar frações empresariais. Mas o que são ações, títulos públicos e commodities?
Ações são basicamente a fração da capital social de empresa que você comprou, o que te torna sócia e acionista desta companhia, mesmo que em pequenas parcelas. E com o objetivo de obter mais transparência e segurança, só é possível comprar ou vender ações por meio de corretoras de valores. E essas ações podem ser divididas em duas classificações:
• Ações ordinárias: Elas são vendidas mediante uso da sigla ON, que conferem tanto poder de voto em assembleias como tag along. De acordo com o portal Suno Research, tag along é "uma ferramenta de segurança garantida aos acionistas minoritários de uma companhia, permitindo que tais acionistas deixem a sociedade caso o controle da empresa passe para um novo investidor, que até então não tinha participação".
• Ações preferenciais: Elas são vendidas mediante uso da sigla PN e dá prioridade aos seus investidores no repasse de seus lucros, o que, nesse sentido, são melhores que as ações ordinárias, porém, não tem direito de voto em assembleias.
Títulos públicos são papéis emitidos pelo Tesouro Nacional que consiste em "empréstimos" ao Governo, que o auxiliam a financiar dívidas públicas e a partir deles você recebe uma certa rentabilidade.
Commodities são produtos produzidos em grande escala, pouca industrialização e podem ser estocados.
É bom acompanhá-lo todos os dias, pois esse é um local instável e que está propenso a constantes mudanças em seus números ou pontuações, que também chamados de cotações. Sua inconstância acontece pois seus números dependem diretamente da expectativa de seus investidores em relação ao suposto valor de uma empresa, logo, uma empresa valorizada na bolsa pode se desvalorizar em questão de minutos, se algo ocorrer que desmanche a expectativa criada por seus investidores em relação a ela.
Índice Bovespa, também chamado de IBOV, é o maior indicador médio das cotações brasileiras.
As empresas ou "papéis" são classificados perante sua liquidez. Ou seja, o quanto é simples vender e comprar ações naquela empresa em um determinado momento. Por isso, grandes empresas possuem números elevados de negociações diárias pelo seu alto nível de liquidez.
Caso você vá investir, é preciso saber que além do recurso que irá depositar, há também alguns demais tributos e taxas para serem adicionadas ao preço final. Como a taxa de corretagem, que é a cobrança direta nas realizações feitas, por exemplo. Esta é uma taxa que depende muito de cada corretora.
Os leilões são um mecanismo automático da bolsa de valores que tem o intuito de evitar grandes oscilações de preços. E acontece quando as ações saem do pregão e continuam em negociações em um sistema fechado durante pré-abertura da bolsa, das 9:55h às 10h.
As 6 Principais bolsas de valores do mundo:
1. NEW YORK STOCK EXCHANGE (NYSE) - Estados Unidos
2. NASDAQ STOCK MARKET (NASDAQ) - Estados Unidos
3. BOLSA DE VALORES DE LONDRES (LSE) - Inglaterra
4. TOKYO STOCK EXCHANGE (TSE) - Japão
5. SHANGHAI STOCK EXCHANGE (SSE) - China
6- B3 (BM&FBOVESPA) - Brasil
Por fim, para resumir, digo que antes mesmo de pensar em investir em qualquer lugar, não esqueça que a primeira regra de um bom investidor é nunca investir em algo que você não entende.
Fonte: Blog.rico
Commentaires